Flip anuncia Graciliano Ramos como homenageado
O alagoano Graciliano Ramos será o autor homenageado da próxima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece de 3 a 7 de julho de 2013. O evento vai comemorar os 120 anos de nascimento do autor, completados em 27 de outubro deste ano, e lembrar os 60 anos de sua morte, ocorrida em […]

O alagoano Graciliano Ramos será o autor homenageado da próxima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece de 3 a 7 de julho de 2013. O evento vai comemorar os 120 anos de nascimento do autor, completados em 27 de outubro deste ano, e lembrar os 60 anos de sua morte, ocorrida em março de 1953.
Graciliano Ramos foi escritor, jornalista e político — chegou a ser prefeito de Palmeira dos Índios, município de Alagoas. Suas obras muitas vezes refletem seu engajamento político. Memórias do Cárcere, por exemplo, é um relato do período em que o escritor esteve preso, durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, acusado de subversão. Levada ao cinema pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, porém, deixa claro como Graciliano foi injustiçado: ele não fazia propaganda comunista em sua obra, como afirmava a ditadura Vargas.
Em 2012, o homenageado da Flip foi o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, que completaria 110 anos em 31 de outubro deste ano. Durante o evento, a organização afirmou não ter um nome definido para 2013. Mauro Munhoz, diretor-geral da Flip, chegou a dizer que a Flip poderia vir renovada no ano que vem, com homenagem a algum autor estrangeiro ou mesmo abordando assuntos além da literatura, como a bossa nova. Com o anúncio desta sexta-feira, as mudanças vão ter que esperar pelo menos mais um ano.