Filhas de Amyr Klink lançam livro e já planejam nova obra
Elas têm 13 (as gêmeas Laura e Tamara) e 10 anos (a pequena e doce Marininha). Mas já falam e pensam como gente grande. Férias na Antártica (editora Grão), livro que lançam na tarde deste sábado na Flipzona, braço da Flip, tem tudo para ser o primeiro de uma série. “Queremos escrever sobre as nossas […]

Elas têm 13 (as gêmeas Laura e Tamara) e 10 anos (a pequena e doce Marininha). Mas já falam e pensam como gente grande. Férias na Antártica (editora Grão), livro que lançam na tarde deste sábado na Flipzona, braço da Flip, tem tudo para ser o primeiro de uma série. “Queremos escrever sobre as nossas férias no Pantanal, que é um lugar com muitos bichos”, diz Laura, para quem escrever é uma “maneira de organizar o conhecimento”.
As viagens das meninas, iniciadas em 2006, já as obrigaram a perder aulas na escola. Mas elas não acham isso tão bom. “Sinto saudade dos meus amigos”, diz Marininha. “E as professoras enchem a gente de lição para fazer no barco”, completa Tamara. No barco, além de estudar, elas têm de trabalhar: cabe a todos manter a casa em ordem, lavando louça, cozinhando e, é claro, fazendo a cama.
Nos momentos de lazer na Antártica, elas também estão aprendendo: travam contato com a natureza e passam a entender como determinadas espécies de animais funcionam. As impressões são anotadas em um diário de bordo e agora contadas em Férias na Antártica, “em linguagem para gente da nossa idade”, ressaltam Laura e Tamara. É de Tamara, também, um dos comentários mais originais sobre o mundo animal. “A baleia é misteriosa”, diz. “Os pinguins, por exemplo, a gente sabe onde encontrar, mas a baleia a gente nunca sabe quando e se vai aparecer.”
Fã de livros, Tamara já leu Cem Dias entre Céu e Mar, de seu pai, Amyr Klink. E ficou impressionada. “Não sabia que ele escrevia tão bem.” Férias na Antártica também será lançado na Bienal do Livro de São Paulo, que começa no próximo dia 12.
Maria Carolina Maia