Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

A Bienal do Livro e o desafio de atrair o leitor

.

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 ago 2018, 20h47 - Publicado em 9 ago 2012, 13h39

Reunida com jornalistas e editores estrangeiros – a maioria alemães interessados em conhecer o país que será o convidado de honra da Feira de Frankfurt em 2013 – na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, foi direta ao descrever a Bienal do Livro paulista, evento organizado pela CBL. Questionada sobre as oportunidades de negócios entre profissionais do setor surgidas no Anhembi, ela explicitou o perfil comercial do evento, conhecido como um grande feirão de livros: “Nós temos um centro de negócios para reuniões, mas a Bienal é mais para o comércio.” (“We have a business center for meetings, but Bienal is more for trade.”)

A colocação, se confirma o caráter de feirão da Bienal, diferente daquele da Flip, que há dez anos vem investindo fortemente na literatura e pautando o debate cultural no país, ao mesmo tempo cria um desafio para o evento. Um desafio e tanto. Afinal, como a Bienal, que cobra uma entrada de 12 reais, oferece poucos descontos aos visitantes e este ano ainda tem uma programação de debates notoriamente inferior que a de edições anteriores, pode atrair leitores dispostos a comprar? Leitores que, de acordo com pesquisa apresentada nesta semana durante a Convenção Nacional de Livrarias, estão investindo menos em leitura.

A resposta da Bienal parece ser investir em figuras pop, caso da americana Cecily Von Ziegesar, autora da saga best-seller Gossip Girls, que deu origem à série de TV de mesmo nome. Mas é preciso dizer que boa parte dos convidados é figura repetida. Vêm aí mais uma vez os onipresentes Padre Marcelo Rossi (numa tarde de autógrafos no estande da Globo Livros), a teen Thalita Rebouças e o vamp André Vianco, além de personagens como Seu Barriga, que não sai mais do país — ele até já deu entrevista pedindo emprego a emissoras locais. Esses são o que de mais pop e midiático a Bienal tem este ano, e, coincidência ou não, estarão reunidos quase todos no primeiro sábado do evento, que promete ser o dia de maior movimento no Anhembi (confira abaixo os destaques desta edição).

Há, claro, bons nomes da literatura, caso do catarinense-curitibano Cristóvão Tezza e do carioca Rodrigo Lacerda, mas, comparada com uma Flip a programação da Bienal deixa a desejar, especialmente no aporte de estrangeiros. Neste ponto, além de mais fraca, a programação cultural, concluída em cima da hora, pega carona em outros eventos. O filósofo francês Bruno Latour, por exemplo, foi adicionado à lista de convidados depois de fechar sua participação na série de debates Fronteiras do Pensamento. Fica portanto a sensação de que o evento poderia ter feito mais para trazer nomes de vulto. Principalmente, porque teve dois anos e três curadores — os jornalistas Paulo Markun e Zeca Camargo e o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini — para isso.

Continua após a publicidade

Interessante, mesmo, podem ser os debates sobre tecnologia e cultura digital pautados para esta sexta-feira (vide abaixo). Mas é difícil crer que leitores ainda pouco interessados em comprar livros impressos — os alemães se impressionaram com o volume de cópias vendidas em 2011 no país, quase 500 milhões, admiração que se diluiu com o número de livros consumidos no ano por pessoa, apenas quatro, e a informação de que essa média é em grande parte alimentada pelas compras do governo para as escolas — vão se interessar muito mais por livros digitais.

Sem um investimento real e bem planejado na atração para a leitura, não há como padres, vampiros e teenagers best-sellers fazerem milagres.

Maria Carolina Maia

DESTAQUES DA BIENAL

QUINTA, 09/AGO           

17h00    Lei das Biografias – Deputado Alessandro Molon, Dr. Guilherme Carboni, Dr. José Renato Nalini, Deputado Newton Lima e  jornalista Paulo César Araújo
Mediador: Dr. Antônio Penteado Mendonça (Espaço Livros & Cia.)

SEXTA, 10/AGO

13h30    A Amazon e o Novo Normal: Possibilidades Digitais do Kindle
Com Russ Grandinetti, vice-presidente mundial da Amazon, responsável por gerenciar todo o projeto mundial do Kindle
Mediador: Carlo Carrenho  (Espaço Livros & Cia.)

16h00    Romantismo moderno – filósofo Bruno Latour (França) (Espaço Salão de Ideias)

18h00    Passagens de Tempo – psiquiatra e filósofo Mauro Maldonato (Itália) (Espaço Salão de Ideias)

18h00    A Revolução Digital e Novos Modelos de Negócio, com Jesse Potash, fundador da Pubslush Press, uma plataforma de publicação social para novos autores baseada em crowdfunding. Mediador: Carlo Carrenho  (Espaço Livros & Cia.)

19h30    A Revolução Digital no Brasil: Perspectivas Tropicais, com Eduardo Melo, fundador da Simplissimo, uma das principais empresas de produção de e-books no Brasil (Espaço Livros & Cia.)

SÁBADO, 11/AGO

11h00    Crush: Adolescer! – Cecily Von Ziegezar (EUA), Thalita Rebouças e Paula Pimenta
(Espaço Jovem)

14h00    Início da tarde de autógrafos de Agapinho, de Padre Marcelo Rossi, no estande da Globo Livros

16h00    O ator Edgar Vivar, o Seu Barriga, autografa o livro Chaves – A História Oficial Ilustrada, no estande da Universo dos Livros

SEGUNDA, 13/AGO

15h00    Amor que Dá Certo, Amor que Dá Errado – Alejandro Zambra (Chile), João Jardim e Tatiana Salem Levy (Espaço Jovem)

19h00    Literatura, Carreira e Mercado – Claudio Willer, Marcelino Freire e Rodrigo Lacerda
Mediador: Joaquim Maria Botelho  (Espaço Livros & Cia.)

TERÇA, 14/AGO

11h00    O Mercado Editorial em Quatro Pesquisas – Diego Drumond Lima – Presidente Da Associação Brasileira De Difusão Do Livro (ABDL), Francisco Ednilson Xavier Gomes – Presidente Da Associação Nacional De Livrarias (ANL) e Karine Gonçalves Pansa – Presidente Da Câmara Brasileira Do Livro (CBL)  (Espaço Livros & Cia.)

QUARTA, 15/AGO

18h00    Ciência como Espaço para Ficção Científica – Miguel Nicolelis
Mediação: Donizete Galvão (Espaço Salão de Ideias)

QUINTA, 16/AGO

17h00    Livros e o Lado Brilhante da Nova Classe Média – com Marcelo Neri
Mediador: André Torreta  (Espaço Livros & Cia.)

SÁBADO, 18/AGO

14h00    Biografia do Presidente-Escritor – Fernando Henrique Cardoso  (Salão de Ideias)
Mediação: Paulo Markun

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.