Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

‘1889’ e ‘Breve História de um Pequeno Amor’ levam Jabuti

  O jornalista Laurentino Gomes com a trilogia ‘1808’, ‘1822’ e ‘1889’ (Divulgação) Os livros 1889 (Globo), de Laurentino Gomes, e Breve História de um Pequeno Amor , de Marina Colasanti, foram consagrados como os melhores livros de 2014 pelo Prêmio Jabuti nas categorias de Não-Ficção e Ficção, respectivamente. A cerimônia, que laureou os autores com […]

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 02h37 - Publicado em 19 nov 2014, 09h38

 

O jornalista Laurentino Gomes com a trilogia '1808', '1822' e '1889' (Divulgação)

O jornalista Laurentino Gomes com a trilogia ‘1808’, ‘1822’ e ‘1889’ (Divulgação)

Os livros 1889 (Globo), de Laurentino Gomes, e Breve História de um Pequeno Amor , de Marina Colasanti, foram consagrados como os melhores livros de 2014 pelo Prêmio Jabuti nas categorias de Não-Ficção e Ficção, respectivamente. A cerimônia, que laureou os autores com um troféu e um prêmio de 35.000 reais, foi realizada na noite desta terça-feira, em São Paulo, com a presença de Ana Cristina Wanzeler, ministra interina da Cultura. Os vencedores das demais categorias foram anunciados em outubro e levaram um troféu e 3.500 reais cada.

A poeta e contista Marina já conquistou sete Jabutis, dois na categoria de Livro do Ano. No infantil Breve História de um Pequeno Amor, ela narra a história de uma escritora que cuida de filhotes de pombo abandonados.

Continua após a publicidade

O episódio final da trilogia best-seller de Gomes, composta por 1808, 1822 e 1889, já havia levado o prêmio na categoria Reportagem em outubro e agora se consagra como Livro do Ano de Não-Ficcção. A obra narra a história da Proclamação da República no Brasil. Os outros dois livros da trilogia também conquistaram o Jabuti nas categorias de Reportagem e Livro do Ano, em 2008 e 2011, respectivamente.

Capas dos livros '1889' e 'Breve História de um Pequeno Amor'

Capas dos livros ‘1889’ e ‘Breve História de um Pequeno Amor’

Controvérsias – Em sua 56ª edição, o Prêmio Jabuti continua sendo o mais importante da literatura brasileira, porém voltou a se envolver em controvérsias quando teve que alterar o resultado de duas categorias, após jurados deixarem de dar nota para alguns livros finalistas, o que é contra o regulamento. Em 2010, a competição mudou suas regras com a derrota do romance Leite Derramado, de Chico Buarque, na categoria Romance, e sua posterior vitória na categoria principal, de Livro do Ano. Com a mudança, os segundos e terceiros colocados de cada categoria são impedidos de disputar as principais, de Livro de Ficção e de Não-Ficçãoagora restrita aos primeiros colocados em cada modalidade. Em 2011, três obras foram desclassificadas por não serem inéditas, uma exigência do regulamento do prêmio. Em 2012, o estreante Oscar Nakasato venceu a categoria Romance graças às notas baixíssimas dadas pelo jurado Rodrigo Gurgel às outras obras que concorriam no grupo. Em 2013, o conselho curador do Jabuti desclassificou três dos finalistas, novamente pela regra do ineditismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.