Policial russo não deu soco no rosto de torcedora argentina durante a Copa
Vídeo que circula no WhatsApp mostra, na verdade, jovem sendo agredida por policial em Roterdã, na Holanda, no início de junho
https://www.youtube.com/watch?v=SNQ2nxkIjnk
Circula no WhatsApp um boato segundo o qual uma torcedora argentina foi agredida por um policial russo durante a Copa do Mundo, após supostamente ameaçá-lo. A mensagem é acompanhada de um vídeo (veja acima), que mostra uma mulher tentando agredir um policial e, em seguida, sendo atingida por ele com um violento soco no rosto.
O conteúdo da mensagem, que não procede, trata a agressão como uma “lição” à suposta argentina. “Uma torcedora argentina achou que podia lidar com a polícia russa como se lida com a polícia na Argentina (ou Brasil) e ameaçar os policiais russos”, diz o texto.
Para começo de conversa, o vídeo não foi feito na Rússia, mas na Holanda. O primeiro passo para chegar a essa conclusão é o trecho abaixo, aos 50 segundos do vídeo:
No painel em branco ao lado de uma lanchonete da rede Subway, lê-se a seguinte frase (destacada em vermelho na imagem acima): “Al decennia lang loyale partner an Rotterdamse initiatieven”.
Em uma consulta a detectores de idiomas online, descobre-se que se trata da língua holandesa, e que o letreiro diz o seguinte: “Parceiro fiel das iniciativas de Roterdã por décadas”. Faz sentido concluir que a propaganda esteja dentro da cidade de Roterdã, a segunda maior da Holanda.
Já a imagem abaixo, na qual se nota uma loja da rede Decathlon, notada aos 40 segundos do vídeo, ajuda a localizar, dentro de Roterdã, onde exatamente se deu a prisão da mulher e a agressão do policial a ela.
O primeiro resultado de uma busca no Google Maps por lojas da rede em Roterdã leva a uma praça chamada Stadhuisplein, caracterizada por seus bares, cafeterias e restaurantes. Em um “tour digital” pelo local, chega-se à conclusão de que foi lá que a confusão se deu.
Veja abaixo a imagem da loja da Decathlon no vídeo e no Google Street View:
Nas imagens abaixo, é possível notar, do outro lado da Stadhuisplein, a propaganda onde se lê sobre o “parceiro fiel das iniciativas de Roterdã por décadas”. Trata-se de um painel do banco holandês Rabobank. Na foto mais recente do Google, de 2016, ainda não havia sido inaugurada ali ao lado a unidade da rede de lanchonetes Subway:
Ainda é possível localizar na busca o bar The Vip Room, que também aparece no vídeo:
A polícia de Roterdã divulgou uma nota oficial sobre o caso, que aconteceu no dia 1 de junho, antes do início da Copa do Mundo na Rússia. Segundo a corporação, a mulher que aparece no vídeo tem 25 anos e foi expulsa de um restaurante com seu namorado após ambos brigarem com o porteiro do estabelecimento por terem que pagar para usar o banheiro. O casal, que não é identificado no informe, estava bêbado, conforme a polícia.
Ainda segundo a nota, a agressão à jovem aconteceu depois que ela tentou impedir que os policiais revistassem seu namorado e atingiu um deles no rosto. A nota oficial informa que o casal foi preso e que o procedimento adotado pelo agente está sendo investigado.
A polícia não informa em nenhum momento que a mulher agredida é argentina, como seria de se imaginar caso ela fosse, de fato, compatriota de Lionel Messi, ou cidadã de qualquer outro país.
Não dá dúvidas, portanto, de que o entrevero que terminou com a agressão à mulher aconteceu em Roterdã, e não na Rússia. A história compartilhada no WhatsApp é apenas mais um boato ao qual não se deve dar o menor crédito.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.