PM trocou tiros com assaltantes de banco na Avenida Paulista?
Legenda de vídeo diz que troca de tiros é real, mas trata-se, na verdade, de um treinamento da Rota, tropa de elite da PM paulista

Um vídeo publicado no YouTube no início da semana e disseminado no WhatsApp mostra uma suposta troca de tiros entre bandidos e policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, na Avenida Paulista.
“Assalto a banco na avenida Paulista… Troca de tiros entre rota e bandidos… Até aí td normal, mas reparem na platéia de idiotas com celulares se arriscando a tomar um tiro na cara”, diz a legenda do vídeo, que tem um minuto e 38 segundos de duração (assista abaixo):

Neste caso, no entanto, as imagens não valem mais do que mil palavras. Não houve assalto a banco nem tiroteio entre PMs e criminosos na avenida mais famosa de São Paulo e curiosos não se arriscaram em meio ao fogo cruzado para registrar o conflito.
As cenas mostram uma simulação de assalto a banco, organizada pela Rota para treinar seus policiais neste tipo de situação. No dia seguinte ao treinamento, realizado em 20 de setembro, o 1º Batalhão de Choque da Rota publicou um em seu canal no Youtube um vídeo de cerca de doze minutos para mostrar o exercício. “Simulação efetuada no dia 20/09, demonstrando uma situação de assalto à banco, com seis indivíduos armados com fuzis 7.62”, diz a legenda (assista abaixo).
https://www.youtube.com/watch?v=xQI0MgGeVtI
Como nunca é demais lembrar, o leitor não deve acreditar em tudo que vê no WhatsApp, mesmo quando as imagens parecem dizer tudo.
Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.