PF encontrou e filmou adega de vinhos de Joesley Batista?
Vídeo que circula em redes sociais e no WhatsApp mostra adega de restaurante na Itália e atribui posse dela ao empresário, preso em São Paulo

Preso em São Paulo após uma reviravolta em sua delação premiada, que levou à rescisão do acordo pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, o empresário Joesley Batista inspira uma lorota que tem circulado em redes sociais e no WhatsApp por meio de um vídeo.
O boato garante que as imagens abaixo mostram uma adega de Joesley, encontrada e filmada pela Polícia Federal:
https://www.youtube.com/watch?v=SiWyMFWbiMk
Como é possível ouvir logo no início do vídeo, o autor da filmagem, impressionado com as dimensões do local, diz que aquela é a maior adega já vista por ele… na Itália. “Nunca vi nada parecido”, ressalta.
O bilionário Joesley Batista tem propriedades em outros países, especialmente os Estados Unidos, a exemplo de apartamentos luxuosos em Nova York e Miami, mas nunca se noticiou nada sobre supostas posses na Itália.
Supondo que o empresário fosse, de fato, dono de um imóvel com uma imensa adega no país – e que a PF tivesse articulado com autoridades italianas uma ação no local – o principal indício a atestar a falsidade da notícia é a falta de registros da tal “descoberta” da PF em veículos de imprensa confiáveis. Diante da notoriedade de Joesley, seria impossível que, sendo verdade, não houvesse informações nos maiores jornais, revistas e emissoras de TV brasileiros.
O blog não conseguiu identificar o autor do vídeo, mas a adega filmada por ele é a do restaurante La Ciau Del Tornavento, na cidade de Treiso, na região de Piemonte, norte da Itália (veja abaixo).
Em seu site, o restaurante, administrado pelo chef Maurilio Garola, informa que a adega dispõe de 65.000 garrafas de cerca de 1.800 rótulos e 334 fabricantes diferentes, oriundos de países como França, Argentina, Austrália, Chile e Uruguai. “Uma lista de vinhos entre as mais completas da Itália”, anuncia.
O vídeo abaixo, também feito por outro brasileiro apreciador da bebida, mostra a mesma adega atribuída a Joesley Batista pelo boato:
Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.