Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Marcelo Bretas não publicou imagem que chama Maia de ‘imbecil’

Publicação no Facebook foi feita por perfil falso do magistrado responsável pela Lava Jato no Rio. O próprio Bretas desmentiu boato pelo Twitter

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 27 Maio 2019, 16h35

Tem circulado no Facebook uma imagem compartilhada por um perfil falso do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, com ataques ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A mensagem afirma que o Brasil está “parado” por causa de Maia, chama-o de “imbecil” e diz ainda que ele não é brasileiro – referência ao fato de o democrata ter nascido no Chile durante o exílio de seu pai, César Maia, em 1970. Por fim, pede #ForaMaia.

Publicado em 23 de maio, o boato foi compartilhado cerca de 8.600 vezes até esta segunda-feira, 27:

fake bretas
(Reprodução/Facebook)

O perfil que publicou a imagem com ofensas ao presidente da Câmara, como já informado, é um “fake”, não administrado por Marcelo Bretas. Trata-se de uma página bastante ativa na rede social, que amealhou 8.377 seguidores em menos de um mês de existência.

Continua após a publicidade

As postagens da página “Marcelo bretas” (assim mesmo, com “b” minúsculo) costumam ser de conteúdos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, ao governo e à Operação Lava Jato, intercaladas com ataques a membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso – daí as críticas a Rodrigo Maia, um dos principais alvos dos bolsonaristas ultimamente.

Usuário do Twitter e do Instagram, onde posta com frequência, Bretas não tem perfil no Facebook.

A única publicação do juiz da Lava Jato do Rio sobre as manifestações pró-Bolsonaro, neste domingo, 26, foi um tuíte no qual ele escreveu que “manifestações populares pacíficas são legítimas, afinal ‘todo poder emana do povo’. Resta saber se a voz das ruas será bem compreendida”.

Também por meio de seu perfil no Twitter, o próprio Bretas desmentiu nesta segunda-feira que seja ele o autor da postagem com ataques a Maia. “Aviso de #fakenews: É FALSA a publicação a mim atribuída no post abaixo”, tuitou o magistrado.

Continua após a publicidade

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.