Manuela D’Ávila não publicou que aborto evita ‘criar filho de vagabundo’
Montagem que circula nas redes sociais atribui postagem à pré-candidata do PCdoB à Presidência e inclui 'resposta' de Jair Bolsonaro
Pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, a deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila é alvo de um boato que circula nas redes sociais desde a última segunda-feira (7).
A lorota consiste em uma montagem que atribui a Manuela uma postagem no Facebook, que diz “ABORTAR é a única saída pra não criar filho de VAGABUNDO sozinha”. A imagem ainda inclui um falso comentário do deputado federal e também pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ): “não dar pra vagabundo é outra saída. Grande abraço!”.
Não seria nem mesmo necessário ir até a página de Manuela D’Ávila no Facebook para constatar que ela não fez a tal postagem sobre o aborto no dia 6 de maio e, portanto, não foi respondida por Bolsonaro. A própria imagem entrega que se trata de uma publicação falsa.
Uma das marcas colocadas na montagem é “STF – Super Tweet Fictício”, que dispensa maiores explicações, e a outra é um símbolo em que se lê “CBM” e “Cunhamiguxos”. Trata-se da página Corrupção Brasileira Memes, que tem o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) como ícone e costuma publicar piadas e notícias falsas sobre o meio político brasileiro — e muitas vezes é levada a sério.
Aos incautos que acreditaram na história mesmo com todos os indicativos de que se trata de algo falso, a própria comunista publicou um desmentido em seu perfil no Facebook, com a legenda “O nível da loucura dos criadores de fake news…”.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.