Arnaldo Jabor não escreveu texto de apoio a Jair Bolsonaro
Jornalista e cineasta publicou desmentido em seu canal no YouTube no último domingo, afirmando que 'jamais faria isso'
É falso o texto compartilhado nas redes sociais em que o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor supostamente declara voto aberto ao deputado federal e candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, como única chance real “de derrotar a esquerda já no primeiro turno”. O próprio Jabor nega a autoria.
A narrativa foi construída como o jornalista fizesse e respondesse perguntas sobre os motivos pelos quais votaria em Bolsonaro. Lá pelas tantas, o autor indaga: “Então por que vou votar no Bolsonaro?”. Na sequência, responde: “Porque o meu voto é contra a esquerda. Porque ele é a única opção que tenho! Ele é o único candidato que tem a chance real de derrotar a esquerda já no primeiro turno! Então o meu voto é dele desde o primeiro turno. Ele está na política tempo o suficiente e não se deixou corromper”.
Arnaldo Jabor divulgou uma manifestação em seu canal oficial no YouTube no último dia 2 de setembro, desmentindo a autoria do texto. “Está circulando na internet um boato sórdido de que eu teria dito que votaria no Bolsonaro e no seu vice, Mourão. Isto é uma mentira, eu jamais faria isso…” declarou Jabor.
O projeto Comprova, criado para desmentir notícias falsas na eleição presidencial, verificou que a mensagem circula em publicações de usuários no Facebook desde os últimos dias de agosto, mas, inicialmente, não fazia menção a Arnaldo Jabor. Versões do mesmo texto, no entanto, passaram a ser compartilhadas pelo menos desde o último dia 30 de agosto com a assinatura e foto do jornalista e cineasta. Também há registros do mesmo conteúdo falso no Twitter e em correntes do WhatsApp.
O Boatos.Org também já desmentiu o suposto apoio de Arnaldo Jabor a Bolsonaro. Em agosto, o jornal O Tempo esclareceu outra farsa envolvendo o nome de Jabor, depois que uma falsa conta atribuída ao cineasta defendeu a candidatura de João Amoêdo (Novo) no Twitter.
A checagem de fatos publicada acima foi feita dentro do projeto Comprova, lançado para combater notícias falsas nas eleições, e envolveu jornalistas do NSC Comunicação. Até o momento, VEJA e outros doze veículos que integram a iniciativa concordaram com o processo e a conclusão da apuração: UOL, piauí, Poder360, Correio do Povo, O Povo, GaúchaZH, Jornal do Commercio, Gazeta Online, Gazeta do Povo, SBT, Nexo e Folha de S. Paulo. O Comprova é composto por 24 veículos de comunicação brasileiros.
O leitor pode sugerir ao projeto boatos e notícias falsas a serem desmentidos, por meio do WhatsApp, no número (11) 97795-0022. O Me Engana que Eu Posto também recebe sugestões pelo aplicativo de mensagens, no número (11) 9 9967-9374.