Um dia histórico para os direitos humanos no Brasil após a ditadura
Estado, através da AGU, firma acordo com família Herzog para cumprir finalmente um pacto humanitário de Verdade, Memória e Justiça
 
                O Brasil viveu nesta quinta, 26, um dia histórico – palavra banalizada nos últimos anos no país – para a Verdade, Memória e Justiça relacionada à violência da ditadura militar. O Estado finalmente anistiou o jornalista Vladimir Herzog.
A Advocacia-Geral da União firmou um acordo com a família de Vlado, assassinado sob tortura em um prédio público durante o regime, depois de uma luta por reparação de cinco décadas de Clarice Herzog, que foi casada com o jornalista.
O documento prevê indenização no valor de R$ 3 milhões de reais à família Herzog e uma indenização para a própria Clarice com pagamento mensal no valor de R$ 34,5 mil.
Diretor de jornalismo da TV Cultura, Vladimir Herzog se apresentou voluntariamente apenas para “prestar esclarecimentos” ao DOI-CODI do II Exército, principal aparato de violência do regime militar. Ele seria interrogado por sua militância no Partido Comunista Brasileiro, o PCB.
O violento assassinato foi seguido de uma vergonhosa tentativa de forjar um suicídio do jornalista. As imagens mentirosas, contudo, iniciaram um movimento da sociedade contra a ditadura militar. Acabou sendo fundamental para enfraquecer o regime.
“Hoje se cumpriu mais uma etapa nesse processo, nessa longa jornada de busca de justiça e da verdade no caso do assassinato do meu pai. Celebramos o acordo fechado com a União para a anistia política de Vladimir Herzog. Eu acho que também é muito significativo a nova postura da Advocacia-Geral da União que poderia ter arrastado esse processo por meses e até anos, mas ao invés disso preferiu ter uma dignidade humana e correta. E rapidamente propor um acordo com a família do meu pai. Enfim, transformar esses meses em anos, em algumas poucas semanas, até a celebração desse acordo. Isso é muito importante porque isso vai garantir que eu e meu irmão cuidemos da minha mãe, do seu companheiro nos anos que lhes restam, prestando todo o cuidado que eles merecem, com toda a dignidade e carinho”, afirmou Ivo Herzog, filho de Vlado, à coluna.
“O acordo revela uma mudança profunda da maneira como o Estado brasileiro historicamente lidou com esse tema tão sensível. Era algoz, promoveu violência contra cidadãos por anos. Agora, vem aqui, mais uma vez, pedir desculpas por toda a barbaridade que perpetrou, e reconhecer direitos. Esse acordo também expressa a renovação de um compromisso ético-político de todos nós, de manter acesa a luta permanente pela democracia no Brasil”, disse Jorge Messias, ministro da AGU, também à coluna.
Clarice Herzog teve papel fundamental no processo de luta por justiça para o marido e toda sua família, gerando efeito cascata em todos os casos de mortos e desaparecidos políticos brasileiros. É por isso que a luta de Clarice é tão fundamental e simbólica para o país – passa pela luta pela redemocratização de todo um país. De todos aqueles torturados pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, que permanecem sem fazer uma revisão histórica sobre os anos 1964-1985.
E um legado que passa por Ivo, seu filho Lucas, presentes no ato, e todos os membros da família Herzog que veriam nesta sexta, 27, o jornalista completar 88 anos. O comunicador brilhante, contudo, permanece presente no Instituto que leva o seu nome por conta da força grandiosa de Clarice, que pode finalmente descansar.
 
	 
                 Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita
Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio
O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio Lula se manifesta pela primeira vez sobre operação contra o Comando Vermelho no Rio
Lula se manifesta pela primeira vez sobre operação contra o Comando Vermelho no Rio Os números estrondosos conquistados por Vini Jr. e Virginia em 24h
Os números estrondosos conquistados por Vini Jr. e Virginia em 24h 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA