O relatório formulado pela sociedade civil com sugestões de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, chamado de Agenda 2030, será lançado nesta terça, 22, na secretaria-geral da presidência.
Elaborado por 47 organizações e 82 especialistas do GT Agenda 2030, o documento monitora os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e suas 169 metas, oferecendo 160 recomendações para essas políticas públicas com desenvolvimento sustentável.
A mesa de abertura contará com a participação de representantes da sociedade civil, agências ONU, das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Nísia Trindade (Saúde), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), e do ministro Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência).
A Agenda 2030 foi acordada pelo Brasil e outros 192 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os dados revelam que apenas 13 das 169 metas (7,73%) avançaram satisfatoriamente, enquanto 40 retrocederam e 43 estão estagnadas. Um destaque desta edição é o estudo de caso sobre raça e gênero, que inclui o novo objetivo de desenvolvimento sustentável criado pelo governo brasileiro em 2023.
Este é o segundo ano consecutivo que o lançamento acontece na Secretaria-Geral da Presidência.