Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Quais foram os explosivos usados pelo homem-bomba em Brasília

Coluna revela o tipo de bomba usada nas explosões na Praça dos Três Poderes

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 nov 2024, 16h37 - Publicado em 14 nov 2024, 16h31

Entre os artefatos explosivos mais encontrados pela polícia nos arredores da Praça dos Três Poderes, do estacionamento da Câmara dos Deputados e nos locais por onde Francisco Wanderley Luiz passou destaca-se um tipo improvisado conhecido como pipe bomb, ou “bomba de tubo”.

A informação foi confirmada pela coluna com investigadores que atuam no caso.

Esse explosivo geralmente é fabricado a partir de um tubo de metal ou PVC, que é preenchido com material explosivo e selado nas duas extremidades. No caso dos artefatos apreendidos, foram utilizados pólvora e fragmentos metálicos, como porcas e arruelas.

Esse tipo de construção cria uma contenção que eleva a pressão dentro do tubo. Ao ser detonado, o tubo se rompe, lançando estilhaços com grande força e alcance. Esses dispositivos são extremamente perigosos, pois os estilhaços da explosão podem causar ferimentos graves.

A coluna também ouviu especialistas que explicaram que, devido à simplicidade de montagem e à facilidade de acesso aos materiais, as pipe bombs são frequentemente utilizadas em atentados e ações criminosas.

No entanto, seu potencial é letal, e seu uso as classifica como “bombas”, sendo um tipo de artefato explosivo improvisado cuja posse, por si só, já configura crime.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.