Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Pesquisas mostram que Bolsonaro está delirando sobre o Nordeste

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 set 2022, 17h30 - Publicado em 23 set 2022, 15h53

Durante todo o seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro fez menos pelos mais pobres, se comparado com governos anteriores. O Nordeste, região com altos índices de pobreza, foi deixada de lado por diversas vezes na atual gestão. O presidente, inclusive, foi preconceituoso com a população da região em vários momentos.

Como a coluna mostrou em fevereiro, Bolsonaro usou o termo “pau de arara” ao cobrar seus assessores nordestinos durante uma live. Isso depois de ter dado outras demonstrações de seu desrespeito com o Nordeste.

Em 2019, por exemplo, fez outra piada de mau gosto. Bolsonaro afirmou que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”. E essas são só duas das muitas declarações que seguiam o mesmo tom.

Agora, em meio ao vale-tudo pela reeleição, o presidente afirma que terá o dobro de votos no Nordeste do que teve em 2018.

“Eu tenho certeza que, no mínimo, terei o dobro da votação que tive no passado no Nordeste, em alguns lugares, até com chance de ganhar. De onde vem isso? Primeiro, de tratá-los com dignidade, como irmãos de verdade, levar a verdade para eles”, declarou em entrevista ao canal Rede Vida nesta quarta, 21.

Continua após a publicidade

A conta é completamente estapafúrdia. Em 2018, Bolsonaro perdeu no segundo turno em todos os estados do Nordeste para Fernando Haddad. O presidente teve cerca de 8,8 milhões de votos contra mais de 20 milhões de Haddad.

De duas, uma. Ou Bolsonaro está perdendo o senso de realidade – o que é improvável, mas não impossível – ou está criando novas versões do ataque à democracia que vem fazendo ao longo dos meses ao questionar os resultados das urnas.

Todas as pesquisas mostram o presidente perdendo as eleições para Lula. No Nordeste, em especial, o petista tem uma vantagem esmagadora. Segundo o levantamento desta semana da Genial/Quaest, por exemplo, Lula tem 60% das intenções de voto no Nordeste contra apenas 21% do atual presidente.

Continua após a publicidade

O Nordeste sempre foi um reduto eleitoral do PT. Após os governos de Lula e Dilma, com diversos projetos sociais voltados para a população mais pobre, a força do partido aumentou na região.

Bolsonaro tem um histórico longo de declarações sem sentido. E nem é preciso ir muito longe para encontrá-las. Nesta semana, em Londres, o presidente já havia dito que se não ganhar no primeiro turno algo “anormal” terá acontecido no TSE.

Mais uma vez, o presidente deixa no ar a ameaça de que não aceitará o resultado das urnas que pelo menos agora, ao que tudo indica, vai ser desfavorável a ele.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.