Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Obra parada da BR-040 vira problema para a União e a agência do setor

Conflitos entre decisões judiciais, ANTT e TCU impedem continuidade das obras na subida da serra em Petrópolis

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 out 2024, 20h47

O caro pode sair ainda mais caro.

A União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) devem mais de R$ 2 bilhões à Concer – concessionária da rodovia que sobe a serra de Petrópolis – segundo perícias judiciais. Em razão disso, sucessivas decisões da Justiça têm mantido a Concer na operação da rodovia para compensar o débito.

As obras da nova subida da serra (NSS) na BR-040 estão paralisadas há 8 anos, devido ao não repasse de recursos pelo governo. O impasse causou prejuízos anuais de cerca de R$ 300 milhões, totalizando R$ 2,4 bilhões desde 2016.

A Concer diz ter investido mais de 200% do previsto no Plano de Exploração Rodoviária, executando quase metade do novo trecho – segundo demonstra documentação sobre negócio. Uma perícia judicial em 2022 reconheceu um desequilíbrio econômico-financeiro, afirmando que a União deve mais de R$ 2 bilhões à Concer por investimentos não reequilibrados.

Por outro lado, a ANTT contesta esses valores, e o TCU considera que a Concer tem uma dívida de R$ 1,6 bilhão com o governo, baseando-se em sobrepreços e no prolongamento da concessão. Ambos argumentos foram refutados na perícia judicial.

Continua após a publicidade

Uma solução para o impasse foi vislumbrada por portaria publicada pelo Ministério dos Transportes no ano passado, segundo explica a advogada Paola Aires Corrêa Lima, sócia do escritório Dutra e Associados, que representa a Concer. “A medida estabeleceu nova a política pública e os procedimentos relativos à readaptação e otimização dos contratos de concessão. A Concer apresentou proposta baseada nas premissas da portaria, conciliando a retomada imediata da NSS, além de outros investimentos na BR-040, a partir do reequilíbrio contratual por um período de 15 anos. Pela proposta da Concer, o que resta a fazer da NSS seria concluído em 33 meses, abreviando o fim do último gargalo da rodovia”, diz.

O acordo pode extinguir as ações e retomar as obras. Mas o TCU, contudo, se opôs e determinou a realização de nova licitação. Pelo edital formulado pelo governo, enviado ao tribunal, a conta dos prejuízos da sociedade com a NSS inacabada promete dobrar de valor. Além de uma tarifa inicial de R$ 20 (37,6% acima da atual), o edital prevê o reinício da NSS somente no terceiro ano de concessão e a conclusão no sexto ano do novo contrato.

Dos atuais R$ 2,4 bilhões, o valor pode chegar a R$ 4,5 bi, se a obra for mesmo concluída em 2031, como estimado no papel.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.