Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O presentão que a nova pesquisa traz para Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 mar 2022, 18h13 - Publicado em 16 mar 2022, 10h20

A pesquisa de intenção de voto Genial/Quaest, divulgada nesta quarta, 16, trouxe um dado curioso sobre o crescimento de Jair Bolsonaro.

Enquanto o atual presidente ganhou dois pontos em relação ao levantamento anterior, o ex-ministro Sérgio Moro perdeu exatamente dois pontos na comparação com os dados de fevereiro.

Embora não seja possível garantir que os dois pontos de Moro foram para Bolsonaro, cientistas políticos e especialistas já admitem, nos bastidores, que talvez o presidente esteja reconquistando votos que havia perdido dentro do espectro político da direita e que engloba o seu ex-ministro da Justiça.

Se esse for o cenário, Lula não teria perdido força em relação a Bolsonaro, ao menos neste levantamento, mas o atual presidente pode estar – na verdade – ganhando terreno entre os eleitores que já decidiram votar em candidatos de direita.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem agora 26% das intenções de voto. Em fevereiro, esse número era de 24%. O ex-presidente Lula manteve os 46% que já tinha registrado no mês anterior. Já Sérgio Moro saiu de 8% em fevereiro para 6% agora.

A queda de Moro pode ser explicada pelos desafios que ele enfrentou nos últimos dias, principalmente com a polêmica envolvendo as declarações do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas.

O ex-ministro havia se aliançado a Arthur e precisou recuar rapidamente para tentar desvincular sua imagem à do deputado após as suas falas repulsivas.

Continua após a publicidade

Além de subir nas intenções de voto, outra boa notícia para Bolsonaro foi a melhora na avaliação do governo.

Segundo o levantamento Genial/Quaest, 24% dos entrevistados consideram o governo positivo, dois pontos a mais do que o registrado em fevereiro.

Ao mesmo tempo, a avaliação negativa caiu dois pontos, ficando em 49%. A avaliação do governo como ‘regular’ se manteve em 25% entre fevereiro e março.

Ainda que não tenha retirado pontos de Lula nas intenções de voto, Bolsonaro talvez tenha ganhado espaço contra o petista em outro ponto da pesquisa.

O atual presidente ganhou dois pontos na pergunta “Nas eleições de 2022, quem você prefere que vença?”. Em fevereiro, Bolsonaro tinha 24% dos votos. Agora, tem 26%.

Por outro lado, Lula perdeu um ponto: tinha 45% em fevereiro e agora tem 44%. Os que escolheram a resposta “nem Bolsonaro nem Lula” se mantiveram em 25% e os indecisos caíram de 6% para 5% entre uma pesquisa e outra.

Continua após a publicidade

Por fim, a pesquisa também mostra que a percepção do brasileiro em relação à economia melhorou e a preocupação com a pandemia diminuiu.

Para 19% dos entrevistados, a economia do Brasil melhorou no último ano. Na pesquisa anterior esse número era de 13%.

Ao mesmo tempo, houve queda no número de pessoas que acha que a economia piorou: de 63% em fevereiro para 60% agora.

Em relação à pandemia, 43% se dizem pouco preocupados com a situação. Em fevereiro, esse número era de apenas 27%. Já os muito preocupados são agora 44%, queda expressiva em relação aos 67% que se diziam muito preocupados em fevereiro. Os ‘nada preocupados’ são 13% agora. Em fevereiro, eram 7%.

Bolsonaro tem nas mãos mais uma pesquisa positiva para seu governo e para os seus planos que, por mais difíceis que sejam, são, sim, de buscar a reeleição. Embora não pareça estar perdendo tanta força, Lula precisa analisar os números e tentar conquistar terreno entre os eleitores que ainda podem mudar de ideia até outubro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.