PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

O perigoso efeito imediato após a aprovação de Flávio Dino ao STF

O mais político dos políticos a chegar na mais alta corte do país será alvo constante da direita...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 18h33 - Publicado em 13 dez 2023, 21h23

A aprovação do nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal deve servir de combustível para os novos capítulos da polarização brasileira, dividida nos últimos anos entre o petismo e o bolsonarismo.

Filiado ao Partido Comunista do Brasil por 15 anos e ao Partido dos Trabalhadores por sete, o ministro da Justiça faz parte dos quadros do Partido Socialista Brasileiro desde 2021.

Os três partidos de esquerda sempre foram protagonistas seja em eleições municipais, estaduais ou federais, marcando a trajetória política de Flávio Dino que, após algumas tentativas frustradas, desbancou o MDB no estado do eterno “coronel” José Sarney.

Único ex-governador aprovado para ocupar uma cadeira na mais alta corte do país, Dino é – por assim dizer, leitor – o mais político dos políticos que vestiram a toga mais pesada e cobiçada da República.

Aliás, desde Nelson Jobim, que foi apenas deputado – e não governador e senador como Flávio Dino -, não se via um político tirando uma roupa tão marcada pela ideologia para vestir a imponente toga do STF.

Continua após a publicidade

Ocorre que o político maranhense faz isso após o ano em que houve uma tentativa de golpe da extrema-direita, com a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes.

É natural que o ministro da Justiça, chefe do diretor da Polícia Federal, tivesse uma atuação de destaque na condução das investigações sobre os golpistas que atentaram contra o Estado Direito.

Assim como é natural, até por isso, que a oposição o veja com inúmeras reservas no que tange à sua chegada ao STF, justamente quando a mesma extrema-direita busca diminuir os poderes dos magistrados da corte.

Continua após a publicidade

Todo esse caldeirão, com temperos das mais diversas linhas ideológicas brasileiras, fazem da chegada de Flávio Dino ao STF uma incógnita.

A oposição mais radical já fala, nos bastidores, em olhar com lupa todas as decisões de Flávio Dino em busca de um pretexto para o primeiro impeachment de um ministro do Supremo.

Não serão poucos os desafios do recém-chegado ministro do STF. Mas, em se tratando de obstáculos intransponíveis, Flávio Dino é um especialista. É marcado por isso, seja em sua atuação profissional como na pessoal.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.