Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O outro motivo para a saída do presidente da EBC do governo Lula

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h29 - Publicado em 19 out 2023, 21h37

A infeliz repostagem sobre a guerra Israel-Hamas do agora ex-presidente da EBC Helio Doyle, que resultou em sua saída da empresa nesta quarta, 18, não foi o único motivo para seu desligamento do governo.

Segundo apurou a coluna, já havia um “movimento” dentro da Secretaria da Comunicação da gestão petista para retirar o jornalista do cargo.

A nomeação de Doyle foi uma escolha pessoal do presidente Lula, e não de Paulo Pimenta, ministro da Secom, que preferia à época um nome de sua confiança.

Na avaliação de integrantes da própria Empresa Brasileira de Comunicação, o motivo da saída do jornalista acabou sendo “um pretexto” diante desse quadro relatado à coluna.

Para se ter uma ideia, a saída de Doyle quase aconteceu recentemente, quando o jornalista Luiz Carlos Braga, que ocupava o cargo de editor-chefe, foi demitido da estatal.

Continua após a publicidade

Isso porque desenterraram críticas de Braga a Lula e declarações absurdas de que não houve ditadura militar no Brasil. Mas Doyle não tinha nada com essa questão.

Como mostrou o Radar, Doyle deixou o cargo após repostar no X (antigo twitter) uma publicação do cartunista Carlos Latuff que dizia: “não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”.

Mas o próprio ministro Pimenta também repostou nota do PT nesta semana que provocou reclamação do embaixador de Israel, o que na avaliação desses integrantes da EBC mostra que Helio Doyle estava mesmo com os dias contados.

O jornalista, inclusive, foi procurado pela coluna, mas não quis fazer comentários sobre o “movimento” pré-existente contra ele na Secom.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.