Ministra de Lula promete articular instalação de nova comissão da verdade
Grupo é focado exclusivamente em violações contra povos indígenas. Entenda
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, manifestou publicamente apoio à proposta de criação da Comissão Nacional Indígena da Verdade (CNIV). Ela disse ainda que vai articular junto ao governo federal pela instalação do colegiado, cujo objetivo é apurar os crimes cometidos por agentes da ditadura militar contra os povos indígenas. “Eu sou totalmente favorável à instalação dessa Comissão”, afirmou Sonia Guajajara em café da manhã com 25 jornalistas de diversos veículos de comunicação no Ministério dos Povos Indígenas no dia 7 deste mês.
A proposta de instituição da CNIV será apresentada ao governo federal nesta terça-feira, 21, pelo “Fórum: Memória, Verdade, Reparação Integral, Não Repetição e Justiça para os Povos Indígenas”. O evento será às 15h, em Brasília – no Auditório do Centro Cultural de Brasília (CCB), na Asa Norte.
A posição da ministra pode antecipar alguns atritos no governo. Nos bastidores, a leitura é que a Casa Civil e o Ministério da Defesa poderão demonstrar resistência à iniciativa. Essa resistência, se confirmada, destoará do posicionamento do atual governo em favor da democracia.
Como a coluna publicou, a CNIV é uma obrigação histórica do governo Lula e é fundamental para o fortalecimento da democracia no país. Os ministros que têm histórico alinhamento com os direitos humanos e causas ambientais que foram convidados e não comparecerem ao evento terão dificuldades para explicar essa ausência.
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Por que o Exército não quer Bolsonaro preso no quartel
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
O que Bolsonaro disse a Michelle na superintendência da PF







