Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Estratégia do governo Bolsonaro aumenta a irritação de Renan

 CPI da Covid segue com provocações e embates entre o relator e governistas. Presidente da Comissão também mostra irritação

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 abr 2021, 10h46

A ala governista abriu os trabalhos da CPI da Covid nesta quinta-feira, 29, insistindo na suspeição do relator Renan Calheiros, pedindo para adiar a convocação de ex-ministros e do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e mantendo a ideia que tem que ser presencial.

O presidente da Comissão, Omar Aziz, rejeitou reabrir a discussão sobre ser presencial ou não, e Renan Calheiros fez uma fala bem irritada com os governistas. Esse nervosismo não parou por aí e foi notado em uma discussão pequena entre ele, Aziz, e o senador Eduardo Braga. 

Os três fazem parte do mesmo lado, mas divergiram sobre um item de redação de pedido de informação. Renan escreveu “às autoridades de Manaus”, e os dois senadores, do Amazonas, destacaram que, colocado assim, pareceria que se referia apenas à prefeitura, e eles querem que sejam do estado. Enfim, um detalhe redacional, mas o importante é que nesse debate mostrou o nervosismo de Renan. E isso é o que o governo quer, tirar o Renan do sério.

Além do episódio, Aziz ainda protestou contra a interferência “de outros poderes” no Congresso para reagir à entrada dos governistas na Justiça contra Renan e as provas de que o Palácio do Planalto está preparando requerimentos.

O governo continua com uma estratégia que não tem ganhos concretos. Ninguém acredita que esse caminho de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) vai levar a algum resultado. A teimosia governista não está tendo sucesso.

Continua após a publicidade

O único ganho solitário foi que o relator queria já convocar urgentemente o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten. A tendência é ele ser chamado para depor sim, mas que isso seja votado só na semana que vem.

O fato é que o governo tem conseguido protelar alguns trabalhos, mas nada além disso. Continua perdendo todas na CPI justamente pela falta de uma estratégia eficiente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.