Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Documentário conta como surgiu a primeira denúncia de tortura no Brasil

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 ago 2024, 12h21 - Publicado em 1 ago 2024, 09h57

O documentário “Carta de Linhares: a tortura revelada”, feito pelo jornalista Marcelo Passos, contará a história do “Documento Linhares”, escrito por Ângelo Pezzuti e seus companheiros da Colina, o Comando de Libertação Nacional. 

A organização de esquerda combateu a ditadura militar de forma intensa e produziu o “Documento Linhares”, primeiro texto que revelou a existência da prática da tortura no Brasil. 

A carta foi escrita na penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora, em 1968. Em 1970, Ângelo foi um dos 39 presos políticos trocados pelo embaixador alemão Von Holleben. Banido do país, se exilou primeiro na Argélia, depois no Chile, Panamá e, por fim, na França. 

Na capital Paris, onde acontece os jogos Olímpicos de 2024, fez parte de grupos de direitos humanos em defesa do acolhimento de exilados políticos. Faleceu em 1975 vítima de um acidente de motocicleta. O documentário traz também o último depoimento em vida de Ângela Pezzuti, tia de Ângelo e Murilo, irmãos que foram presos juntos e são signatários da Carta de Linhares.

O documentário será lançado no Sempre um Papo, em Belo Horizonte, no dia 27 de agosto, um dia antes do aniversário de 44 anos da Lei da Anistia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.