Defesa firma parceria para monitorar fronteiras
Acordo entre CENSIPAM e EDGE Group busca reforçar operações na Amazônia

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), órgão vinculado ao Ministério da Defesa, firmou um acordo com a EDGE Group, empresa estatal dos Emirados Árabes Unidos, para implementar um sistema de comunicação e monitoramento na região amazônica.
O monitoramento será feito com o uso de smartphones criptografados, desenvolvidos pela EDGE, integrados a um software da SIATT, empresa brasileira adquirida recentemente pelo grupo, possibilitando comunicação e rastreamento em tempo real das operações em campo.
O diretor-geral do CENSIPAM, Rafael Pinto Costa, destacou que o acordo busca atender às necessidades da região. “As operações na Amazônia são extremamente complexas. Por isso, uma solução de comunicação que inclua localização é fundamental, especialmente porque essa comunicação precisa ser segura, impossível de ser interceptada e funcionar mesmo nas condições mais adversas. Não havia no mercado uma solução que atendesse à essas necessidades”, afirmou.
O sistema será utilizado em operações da Amazônia Legal e da Amazônia Azul, com o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento e o combate às atividades ilegais, como o desmatamento e o tráfico de drogas.