Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Centrão quer tirar de Lula importante promessa de campanha

Ou... a diversidade e a representatividade

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h08 - Publicado em 21 jul 2023, 20h07

As investidas do centrão na primeira reforma ministerial de Lula 3 miram altos cargos e ministérios que atingem uma das pautas mais importantes para o líder esquerdista. 

Até agora, os ministérios mais cobiçados pelo grupo político (nem tão à esquerda e nem tão à direita) são aqueles comandados por mulheres. 

Ana Moser, no ministério dos Esportes, é um alvo. Mas há outros. A presidência da Caixa com Rita Serrano está sendo oferecida. 

Antes, o centrão fez de tudo pela pasta da Saúde, de Nísia Trindade. Em meio à todos esses movimentos, o governo está pensando no Ministério da Gestão, de Ester Dweck. 

Continua após a publicidade

Fala-se ainda em tirar Luciana Santos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, transferindo-a para o Ministério das mulheres, o que afetaria diretamente Cida Gonçalves

Ou seja, são mudanças e trocas de seis dos 11 espaços ocupados por mulheres no governo. Mais da metade.

Nos últimos dias, surgiu também a ideia de oferecer o Ministério dos Direitos Humanos que hoje está com um ministro negro, Silvio Almeida – aliás, verdade seja dita, é muito bem avaliado. 

Continua após a publicidade

Desta forma, o centrão pode ferir de morte toda a diversidade que Lula incluiu em seu primeiro escalão. 

Defensor dela e da representatividade de todos os segmentos da sociedade, o presidente se vê agora coagido a entregar essas pastas que,  além das questões citadas acima, foram pessoas escolhidas a estrategicamente por ele.

Ademais, o pior para um político como Lula é o fato disso atingir um importante segmento do eleitorado – e que, a propósito, foi fundamental para sua vitória na última eleição. 

Continua após a publicidade

Todos sabemos, hoje as mulheres são a maioria da população brasileira. E são as cadeiras delas que podem fazer a diferença para o futuro político da esquerda, do PT e do próprio Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.