Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Arthur Lira confirma ser contra ‘operação Robin Hood’ do governo Lula

Ou… mais um estresse para a já delicada relação entre o governo e o presidente da Câmara

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h45 - Publicado em 16 ago 2023, 17h32

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, confirmou que a MP do salário mínimo teve “modificações e inclusões de temas” que o incomodaram. Em coletiva de imprensa, afirmou que essas alterações “não estavam realmente previstas”.

No dia 1º deste mês, a coluna revelou que o governo decidiu unir a MP das offshores à MP do salário mínimo – em um movimento político de tirar dos ricos, e dar aos pobres. 

A ideia é taxar os brasileiros mais abastados – tão abastados que fizeram operações para enviar o dinheiro deles para fora do Brasil, mantendo esses montantes por lá, sem repatriá-los.  

Esses fundos fora do país, ou offshores, estão hoje livres de taxação. A proposta do governo é passar a cobrar tributos sobre os rendimentos dessas aplicações financeiras de brasileiros no exterior.  

Continua após a publicidade

Simbolicamente, juntar a taxação desses valores em paraísos fiscais na PEC do salário mínimo se transforma numa espécie de “operação Robin Hood” do governo Lula 3. 

Ocorre que, como a coluna contou no dia 2 de agosto, Lira é contra a PEC das offshores e não gostou nem um pouco desse movimento político capitaneado pelo governo Lula através do deputado Merlong Solano (PT-PI).

Esse é mais um problema na delicada relação da atual gestão petista com o presidente da Câmara, que ganhou novos contornos nesta semana com o desabafo de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.