Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

A ‘prisão’ de Bolsonaro e o duplo tiro no pé de Eduardo

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jul 2025, 14h18 - Publicado em 18 jul 2025, 12h48

Jair Bolsonaro está praticamente preso. Não foi o que o ministro Alexandre de Moraes escreveu de forma tácita na ordem que autorizou a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente nesta sexta, 18, mas é o que se pode concluir de forma muito clara.

Tirem suas próprias conclusões, leitores: o líder da extrema direita passará a usar tornozeleira eletrônica, não poderá acessar redes sociais, terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas). Também não poderá conversar com outros réus e investigados pelo Supremo, entre eles seu filho Eduardo Bolsonaro.

As ações do deputado licenciado nos Estados Unidos, todas a mando do pai e com o intuito de se colocar como presidenciável, foram lidas por Moraes como uma tentativa constante de obstruir a justiça brasileira, com danos, inclusive, à economia brasileira.

Isso quer dizer que a taxação de Donald Trump aos produtos brasileiros, comemorada tão efusivamente pela extrema direita, foi um duplo tiro no pé.

Deu fôlego a Lula, uma nova cara à terceira gestão do líder petista e renovou a popularidade do presidente com parte da classe média, como mostrou a pesquisa Quaest, e tirou o PT do atoleiro político.

Agora, deu a Bolsonaro o seu maior revés jurídico e político antes da provável prisão neste segundo semestre de 2025 por seu envolvimento no processo da trama golpista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.