
Os últimos anos de polarização entre Lula e Bolsonaro no Brasil acabaram chamando a atenção do mercado editorial italiano.
Para tentar explicar um pouco da rivalidade que separa o país e o surgimento de um candidato de extrema-direita como Bolsonaro, eles encomendaram o livro “Lula vc Bolsonaro – Anatomia del Brasile di oggi”, que explica os anos que antecederam o último governo, sua origem e sua relativa debacle. O livro inclui até a eleição do presidente Lula para o terceiro mandato.

Entre os temas que mais despertaram a curiosidade dos italianos, estão o comportamento de ambos os presidentes no que diz respeito ao tratamento das mulheres, política externa e política de transferência de renda. O fato de Bolsonaro estar sempre mencionando a possibilidade de solicitar sua cidadania italiana foi outro fator para o interesse pela publicação da obra.
O livro, que chegou a ter o charmoso nome de “L’operaio e il militare” (O operário e o militar), em referência às diferentes origens de Lula e Bolsonaro, foi escrito pelos cientistas políticos Matias López (Albert Hirschman Center, Suíça), Enrico Padoan (Università di Siena, Itália) e Débora Thomé (FGV Cepesp). Ainda sem previsão de publicação no Brasil.