A denúncia na eleição da OAB em Pernambuco
Em Pernambuco, vaza áudio de conselheiro da entidade oferecendo promessas em prol de candidata
As eleições para as OABs regionais, que ocorrem durante os próximos dias, subiram bastante a temperatura, em diversas capitais.
Em Pernambuco, começou a circular nos últimos dias um áudio atribuído ao conselheiro da OAB Dhiego de Lavor, um dos principais apoiadores da campanha de Ingrid Zanella à presidência da seção pernambucana da entidade, com promessas de vantagens junto ao Poder Judiciário e à OAB-PE. Entre as vantagens, ele estaria oferecendo facilitação em processos e almoços com magistrados.
“A gente é amigo. Tu sabe que eu estou dentro da OAB. O que precisar, seja lá o que for – acesso, processo travado, conhecer fulano, ciclano, beltrano, de almoçar com juiz, desembargador – meu irmão, tu sabe que tem amigo”, diz o áudio. Na mesma gravação, Lavor diz ainda que está à disposição para marcar um encontro com Zanella, e ressalta seu envolvimento com a Jovem Advocacia: “Tu sabe que é uma pauta pessoal minha, trabalho nisso há seis anos”.
Lavor – que é ligado ao conselheiro federal da OAB-PE Ronnie Duarte – atua junto ao segmento da Jovem Advocacia e é candidato a diretor da CAAPE (Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco).
O episódio joga mais gasolina na fogueira da eleição para a seção da OAB em Pernambuco. Ao longo do processo eleitoral em curso, houve denúncias contra Zanella – também relacionadas a ofertas de vantagens em prol da candidatura dela. A eleição para a seção pernambucana da OAB acontece no próximo dia 18.
O que diz o conselheiro
Procurado pela coluna, o conselheiro da OAB Dhiego de Lavor enviou a seguinte manifestação: “Não sou nem nunca fui coordenador da campanha de Ingrid. Eu JAMAIS gravei um áudio com conteúdo oferecendo vantagens indevidas. E JAMAIS recebi qualquer pedido ou autorização de qualquer integrante da chapa atuar em representação dela. O áudio é um factóide utilizado para manipular a imprensa e a narrativa”.
Também procurada, a candidata Ingrid Zanella não se manifestou até o fechamento da coluna. O espaço está aberto para manifestações.