Reação do governo a Trump será ponderada e equilibrada, diz Cappelli
Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial criticou a taxa e afirmou que os interesses das empresas brasileiras devem ser resguardados
O programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quinta-feira, 10, analisou o cenário político e econômico após a decisão do presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% todos os produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto. Ao justificar a elevação da tarifa, o norte-americano citou Jair Bolsonaro e disse ser ‘uma vergonha internacional’ o julgamento do ex-presidente no STF, apesar deste seguir todos os ritos. O governo Lula anunciou que vai retaliar a medida.
Para comentar o assunto, o programa recebeu o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, Ricardo Cappelli, que também foi o interventor federal da Segurança Pública do Distrito Federal após os ataques golpistas em Brasília de 8 de janeiro de 2023. Ele comentou como o governo brasileiro deve se portar diante da nova taxação.
“Qualquer reação vai ser no sentido da ponderação, do equilíbrio, de resguardar os interesses pragmáticos do Brasil, das empresas brasileiras, dos trabalhadores, dos empregos do Brasil”, afirmou Cappelli. “É assim que o presidente Lula tem se comportado, com muito equilíbrio, e acho que vai se comportar assim”, acrescentou.
Além disso, o programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia com o editor José Benedito.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal