Votação do pacote deve acontecer se governo resolver emendas, diz senador
Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou em entrevista a VEJA que a proposta pode ser analisada já na próxima semana na Casa
A votação no Congresso do pacote de corte de gastos apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em novembro pode acontecer se o governo “conseguir resolver as pendências com o pagamento das emendas”. A afirmação é do senador Rogério Carvalho (PT-SE), entrevistado no programa Ponto de Vista, de VEJA, nesta quinta-feira, 12. O recesso do Legislativo deve começar no próximo dia 22 e o Planalto corre contra o tempo para aprovar tanto as medidas fiscais quanto o Orçamento de 2025.
“Eu acredito que, se o governo conseguir resolver as pendências com o pagamento das emendas, a votação do pacote de ajuste fiscal deve acontecer na Câmara e aí na semana que vem a gente tem tempo para apreciar no Senado. É uma questão relevante para o país”, afirmou Carvalho.
O projeto enfrenta dificuldades para avançar no Legislativo por causa de pontos específicos e a situação ficou pior após decisão do ministro Flávio Dino, do STF, que ordenou regras no pagamento das emendas. Segundo Haddad, as medidas devem gerar uma economia de R$ 70 bilhões nos próximos dois anos.
O senador tratou ainda da medida apresentada pelo governo para liberar os recursos aos parlamentares e destravar a pauta econômica, sobre as propostas dentro do pacote fiscal e sobre o projeto de anistia aos golpistas do 8 de Janeiro.
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal