‘Quase um salário a mais’: o impacto da isenção do IR no bolso
Em entrevista a VEJA, o secretário da Fazenda Marcos Barbosa Pinto afirmou que medida 'vai fazer diferença' na vida dos beneficiados
O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, de VEJA, transmitido nesta quinta-feira. O economista falou sobre o projeto de isenção do Imposto de Renda pra quem ganha até 5.000 reais. A proposta já foi encaminhada ao Congresso e está sob a relatoria do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira. O projeto que, se aprovado, só passará a valer em 2026 tem sido considerado a grande aposta do governo federal para aumentar a sua popularidade.
Para Marcos Barbosa Pinto, a medida terá um impacto grande e positivo no bolso dos brasileiros e “vai fazer diferença na vida” dos beneficiados. “Para as pessoas que estão perto de 5 mil reais, entre 4 mil e 5 mil reais, é um salário a mais quase. É dessa ordem de magnitude que a gente está falando. Então é um impacto bem significativo para as pessoas, que vai fazer a diferença na vida delas”, afirmou.
“Essa retenção vai deixar de ser feita no Imposto de Renda. São dez milhões de pessoas que hoje pagam e vão deixar de pagar, e para boa parte delas é quase como se elas estivessem recebendo um salário a mais no ano”, reforçou.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal