Preferido de Lula para substituir Gleisi gera fogo amigo no PT
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, já teria sido inclusive sondado pelo presidente para ocupar o cargo
Ao que depender de Lula, o amigo e prefeito de Araraquara, Edinho Silva, poderá ser o novo presidente do PT. A coluna apurou, no entanto, que isso só será confirmado depois das eleições municipais deste ano. No quarto mandato à frente do executivo municipal, Edinho quer agora trabalhar para eleger a sua sucessora, Eliana Honain.
Até lá, haverá muita especulação. O nome do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff tem sido ventilado também para um ministério, inclusive a própria Secom, do então ministro Paulo Pimenta, que se afastou do cargo para assumir a nova pasta Extraordinária de Reconstrução do RS.
As possibilidades têm gerado muita dor de cotovelo de políticos próximos de Lula. O presidente tem recebido com frequência o prefeito no Palácio do Planalto. A aliados, Edinho tem dito que prefere disputar pela presidência do partido do que uma cadeira na Esplanada. Mas que gostaria que a decisão tivesse mais consenso dentro da própria legenda.
No fim do ano, passadas as eleições, a ideia do presidente é fazer também uma reforma ministerial. Lula tem demonstrado (até publicamente) muito desconforto com a atuação de algumas pastas. Outro ponto a ser melhorado é definir o rumo que o PT tomará – isso dará o tom do que deve vir na dança das cadeiras.