Fake news sobre a tragédia prejudicaram doações, diz prefeito de Canoas
Político destacou diálogo com outras autoridades pela reconstrução e relatou que 'situação ainda é dramática' na cidade, uma das mais atingidas pelas chuvas
Canoas foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul no último mês. Nesta terça-feira, 21, o prefeito Jairo Jorge (PSD) foi entrevistado pelo Ponto de Vista, de VEJA, para falar sobre o processo de reconstrução do município.
Questionado sobre as fake news que tomaram conta das redes sociais e de aplicativos de mensagens desde o início da tragédia, o prefeito lamentou e disse que as mentiras, que o atingiram diretamente, prejudicaram as doações ao estado. Segundo ele, as notícias falsas têm “um propósito e objetivo político”, que é o de “desconstruir o papel do Estado”, o que seria “maléfico para a democracia”, além disso, segundo o político, a “mentira desconecta, desestrutura e aliena as pessoas. Jorge destacou ainda a importância do diálogo com outras autoridades, a nível estadual e federal.
“Eu sou um político de centro, sempre tive uma boa relação com o setor empresarial. Então se criou esse factoide, não só comigo, mas com outros prefeitos também, com o próprio governador Eduardo Leite e o presidente Lula também. Eu sou prefeito de todos aqui, não só de quem votou em mim. E eu dialogo com todos. Quando era o presidente Bolsonaro, eu dialoguei e sempre o respeitei. Assim como eu respeito também o presidente Lula porque ele foi eleito democraticamente. O governador Eduardo Leite também foi eleito pelo povo. Cabe a mim, como prefeito de todos os cidadãos, me relacionar e dialogar. Tenho excelente relação com o ministro (Paulo) Pimenta, com o ministro Fernando Haddad”, afirmou.
O programa também abordou as medidas a serem tomadas na área da Educação, incluindo a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), depois da tragédia. Para aprofundar a discussão, o deputado e presidente da Frente Parlamentar da Educação, Rafael Brito (MDB), participa da conversa.
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia com editor da coluna Maquiavel, José Benedito.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal