O perfil do eleitor que Lula mais perdeu desde o início do mandato
Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o presidente não é mais a principal escolha entre os jovens

Num momento de baixa popularidade, o presidente Lula tem perdido apoio até daqueles que antes o aprovavam: os jovens. Segundo uma pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta semana, entre os que votariam com certeza, Lula tem 17,6%, enquanto Bolsonaro registrou até mais, 20,8%, na faixa etária entre 16 e 24 anos.
Em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, o diretor do Instituto diz que “o presidente Lula perdeu muita força não só nessa pesquisa nacional, mas na regional que a gente tem feito toda a semana, ele perde muita força entre os jovens. Ele tinha uma vantagem muito grande sobre o Bolsonaro, hoje praticamente ele empata com Bolsonaro ou com algum candidato do Bolsonaro”.
Esse é um sinal claro de como o governo não tem conseguido inovar, apresentar novas propostas, e também atingir esse público. Falta também adequar o discurso de uma forma que conquiste os jovens, espaço que tem sido ocupado pelo bolsonarismo.
O governo sabe e tem tentado agir para conter essa situação, mas está difícil de virar o jogo. A grande aposta para melhorar a popularidade é o projeto que foi enviado ao Congresso que isenta o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Proposta que, se aprovada, só passa a valer em 2026, ano de eleição presidencial.
A dúvida é sobre a capacidade dessa medida, ao que tudo indica de forma isolada, de garantir uma vitória do presidente Lula, caso seja candidato a reeleição mesmo.
Assista à entrevista abaixo