Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

O melhor plano B da direita para 2026 sem Bolsonaro, segundo pesquisa

Instituto Paraná divulgou levantamento que mostra a ex-primeira dama como a candidata mais forte na disputa contra o presidente Lula

Por Marcela Rahal 27 nov 2024, 12h35

Mesmo sem nunca ter dito que poderia ser candidata à presidência em 2026, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro desponta como o principal nome da direita para concorrer contra Lula. No cenário sem o ex-presidente, a sua esposa tem 27,5% das intenções de voto, enquanto o petista obteve 34,2%.

A expectativa para o melhor plano B da direita, no entanto, é que a presidente do PL Mulher seja candidata para o Senado. Mas na política tudo pode mudar. Caso consiga reverter a sua inelegibilidade na justiça, o capitão ganharia de Lula com 37,6% contra 33,6%, mesmo com o indiciamento pelo plano de golpe e outras investigações que correm contra Bolsonaro.

Dois fatores contribuem para isso, segundo o diretor do Instituto Paraná. O principal deles é a economia. Para 30,5% da população, a situação financeira piorou, esse número era de 25,5% em julho. Apenas para 23,8% o cenário econômico melhorou. Nesse contexto, surge uma sensação de vingança no eleitor que enfrenta mais dificuldades, e o resultado disso é torcer pelo adversário.

O outro ponto, ressalta Hidalgo, é que essas investigações contra Bolsonaro não impactam significativamente a opinião do eleitor, a principal preocupação ainda é a financeira. “É só ver o Lula, foi preso e virou presidente de novo”, cita como exemplo de comportamento do eleitor de forma geral.

O diretor do Paraná Pesquisas explica que as pessoas não estão preocupadas com golpe e ainda parte da população acredita na narrativa bolsonarista de que tudo isso é fruto de perseguição política.

O fato de Michelle aparecer com o melhor desempenho contra Lula se dá pelo seu carisma, segundo um aliado, mas também pelo sobrenome Bolsonaro. Mas já há rumores de que o ex-presidente quer lançar um dos filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro ou senador Flávio Bolsonaro, como candidato, caso não consiga disputar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.