Justiça começou a ser feita, diz Anielle sobre sentenças no caso Marielle
Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora afirmou a VEJA que primeiras condenações não são 'o ponto final' do caso
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta terça-feira, 5, que as primeiras condenações no caso de assassinatos da sua irmã Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes trazem “um sentimento de que a Justiça começou a ser feita”. Na semana passada, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz responsáveis pela morte da vereadora, em março de 2018, foram condenados. O primeiro recebeu pena de 78 anos e 9 meses de prisão, enquanto o segundo, de 59 anos e 8 meses. Os dois também terão ainda de pagar, juntos, uma indenização no valor de R$ 706 mil para cada uma das vítimas.
“Ainda não é o ponto final. Ainda tem um pedaço bastante importante e significativo que é em relação aos mandantes”, disse a ministra, que também acredita que as primeiras sentenças podem ajudar com que outros crimes semelhantes não fiquem impunes.
“Essa sentença também é para outros ‘Ronnies e Élcios’ que existem por aí. O caso da Marielle traz uma coisa muito preocupante, mas trouxe uma certeza de uma impunidade muito grande nessa tríade que envolve política e pessoas que usam do poder que têm pra silenciar e tirar do caminho seus rivais políticos. Eu responderia sem sombra de dúvidas que sim”, salientou.
Anielle também foi abordada sobre as possíveis motivações do crime, o envolvimento do delegado Rivaldo Barbosa, que se aproximou da família após o crime, e sobre o legado deixado pela irmã, vereadora eleita em 2016 sob a pauta da defesa dos direitos humanos.
A edição do Ponto de Vista também abordou a eleição dos Estados Unidos. O enviado especial de VEJA aos EUA, Ricardo Ferraz, analisou o dia de votação no país.
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal
Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia: