Lula entra em campo e deve pressionar Lira e Pacheco
Presidente pretende se reunir nesta semana com os presidentes da Câmara e do Senado
Além do trabalho que será feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para evitar pautas-bomba e agilizar a reforma tributária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também vai participar pessoalmente das negociações. Segundo fontes ouvidas pela coluna, o petista pretende se encontrar nesta semana com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Na Câmara, a principal preocupação do governo é com o prazo da regulamentação da reforma tributária. A equipe econômica teme que isso se arraste e fique para o segundo semestre. No Senado, a chamada PEC do Quinquênio, que pode gerar um impacto no orçamento de R$ 42 bilhões de reais, assusta o governo. A proposta já foi aprovada na CCJ e deve ser debatida na terça-feira, 23, no plenário.
O texto prevê que, a cada cinco anos de carreira, profissionais do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outros profissionais recebam um adicional de 5% sobre seus salários, limitados a 35%.
Haddad vai se reunir nesta segunda-feira, 22, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para entender qual o clima no Congresso para essas pautas.