Em meio a “tarifaço” comercial dos EUA, Lula sobe tom contra Trump
O petista criticou a fala do americano sobre ocupar a Faixa de Gaza e realocar o povo palestino

Diante da iminência de taxação dos EUA a produtos brasileiros, o presidente Lula disse, nesta quarta-feira, 5, que o presidente Donald Trump vive de “bravatas”. A declaração é sobre a ideia lançada pelo americano de assumir o controle da Faixa de Gaza e deslocar os palestinos que vivem na região.
“Você tem um tipo de político que vive de bravata. E o presidente Trump fez a campanha dele assim. Ora, ele não pode agora mudar repentinamente do país que vende a paz para o país que vende a ideia da provocação, da discordância. É importante pensar nisso.”
A declaração de Trump causou indignação de diversos países que o acusam de violar as leis internacionais. As ameaças do bilionário vão além de questões econômicas, como vimos, também territoriais, a exemplo da intenção de comprar a Groenlândia.
O Brasil responde a apenas 1,3% das importações americanas, portanto não é uma prioridade para os EUA. Mas o presidente americano já disse que o país cobra muito de seus parceiros comerciais, o que indica que deve mudar a relação comercial.
Trump já impôs taxas contra produtos do México e Canadá, mas voltou atrás depois de um acordo que deve durar pelo menos 1 mês. A China também foi alvo do americano, mas revidou com o anúncio de 10 a 15% de impostos para produtos dos EUA.
Fato é que Trump não vai parar com essa política protecionista. A União Europeia deve ser a próxima vítima do bilionário.
Os Estados Unidos são o segundo maior comprador do Brasil. Para o cenário econômico nacional, a imposição de taxas à produtos brasileiros teria um impacto significativo. Mas, mesmo que isso não aconteça no curto prazo, o tarifaço pode atingir o Brasil indiretamente com a valorização do dólar que traria aumento da inflação por aqui.
Essa instabilidade provocada pelas medidas imprevisíveis de Trump causa turbulência no cenário internacional, até porque nem sempre as medidas ocorrem por fatores econômicos, servem também como uma forma de negociação para outros interesses políticos do americano.
Num ambiente hostil, todo cuidado é pouco, Lula, ao provocar a onça com vara curta, mesmo atuando de forma democrática e humanitária protegendo a soberania dos palestinos, pode sofrer consequências impulsionadas pelo autoritarismo de Trump.