‘Dessa vez vai’, diz relator da PEC do Fim da Reeleição
Em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, o relator da proposta diz estar confiante de que agora será aprovada
Há 26 anos o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou uma proposta que previa acabar com a reeleição para presidente, governadores e prefeitos. O projeto que provoca polêmica vai e volta ao debate, mas nunca saiu do papel. Nesta quarta-feira, a PEC que trata do tema, ao qual o parlamentar é relator, foi aprovada na CCJ do Senado. Mas ainda precisa ser aprovada por ampla maioria, em dois turnos, no plenário das duas Casas.
Em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, o senador diz acreditar que agora a PEC terá apoio suficiente. “Eu estou muito confiante de que dessa vez vai. Aqui no Senado, eu não encontrei até agora, nenhuma resistência, na Câmara, eu não tenho uma informação precisa, já andei conversando com alguns líderes, todos que conversei agora são favoráveis, mas evidentemente que precisa de uma avaliação mais apurada, eu tenho informação um tanto superficial. Nós estamos tentando aprovar isso no Senado o mais rapidamente possível e depois ir pra Câmara.”
Pelo texto, a regra só mudaria a partir de 2030. Os mandatos durariam 5 anos e as eleições coincidiram, ou seja, seriam feitas juntas. Para Castro, o processo de reeleição vigente hoje no país é extremamente prejudicial a gestão pública.
“Um prefeito, um governador, um presidente da República, quando ele tem direito a reeleição, a cabeça dele pra administrar é uma, se não tem reeleição, a cabeça é outra. Essa eleição que nos temos no Brasil é um desserviço a pátria”, afirmou.
Veja a entrevista completa abaixo.