PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

X paga novas multas e pede o fim do bloqueio mais uma vez a Moraes

Caso está concluso no gabinete do ministro e decisão sobre retorno da plataforma pode sair a qualquer momento

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 out 2024, 14h19 - Publicado em 4 out 2024, 13h50

A rede social do multimilionário Elon Musk, o X, pagou as novas multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu mais uma vez nesta sexta-feira, 4, para voltar a funcionar no Brasil. O caso está concluso no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do processo, e uma decisão pode sair a qualquer momento. Não há prazo para o magistrado decidir.

A plataforma está fora do ar desde o dia 30 de agosto, quando Moraes ordenou a sua suspensão por conta do fechamento do escritório no Brasil, do descumprimento de ordens de bloqueio de perfis e pela inadimplência de multas estabelecidas pela Justiça. Inicialmente, o X tentou burlar a decisão, usando um servidor com menos rastreabilidade para funcionar.

No último dia 26, a rede social cedeu. Além de reabrir o escritório brasileiro, indicando sua sede na Zona Sul da capital paulista e uma representante legal — a advogada Rachel de Oliveira Conceição –, o X pagou uma multa de 18,3 milhões de reais, fazendo seu primeiro pedido para retomar o funcionamento, e comprovou a obediência à ordem de suspensão de perfis que vinculavam conteúdo antidemocrático.

Moraes não concedeu de pronto, impondo à plataforma o pagamento de outras multas. Segundo a decisão do ministro da sexta-feira passada, 27, a plataforma ainda teria de quitar mais duas pendências: uma de 10 milhões e outra de 300.000 reais, imposta à sua representante legal.  O X precisou pedir o desbloqueio das suas contas no Brasil para receber dinheiro da matriz, no exterior, e fazer o pagamento comunicado nesta sexta. Além disso, a rede social precisou desistir dos recursos que move no STF contra a ordem de suspensão do dia 30 de agosto.

Agora, Moraes precisa analisar os comprovantes de pagamento apresentados pelo X e decidir se eles cumprem todos os requisitos estabelecidos pela Justiça para que a plataforma volte a funcionar no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.