Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Vereador do PL sai na frente de ex-prefeito do PT na 2ª maior cidade de SP

Em Guarulhos, Lucas Sanches tem 48,9% e Elói Pietá, 40,3%, aponta Paraná Pesquisas. candidatos de esquerda e direita foram preteridos por Lula e Bolsonaro

Por Bruno Caniato 11 out 2024, 10h45

Em Guarulhos, segunda maior cidade de São Paulo, o vereador Lucas Sanches (PL) larga com ligeira vantagem na corrida eleitoral do segundo turno à prefeitura. O bolsonarista lidera a disputa com 48,9% das intenções de voto contra 40,3% do ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), de acordo com um levantamento publicado nesta sexta-feira, 11, pelo instituto Paraná Pesquisas.

O cenário não chega a configurar empate técnico mas, no limite da margem de erro de 3,7 pontos percentuais, a diferença entre os rivais em Guarulhos é de apenas 1,2 ponto. No primeiro turno, Sanches recebeu 33,2% dos votos válidos e Pietá conquistou 29,8%, o equivalente a pouco mais de 22 mil eleitores guarulhenses.

Votos brancos e nulos representam 6,5% do eleitorado, e outros 4,3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

Rachas na direita e na esquerda

A corrida do primeiro turno pela prefeitura de Guarulhos, município que abriga o maior aeroporto internacional do Brasil e representa o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, foi marcada por desavenças internas de ambos os lados do espectro ideológico.

Apesar de representar o PL na eleição municipal, Lucas Sanches — vereador em primeiro mandato e ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) — não conquistou o apoio de Jair Bolsonaro na campanha. O ex-presidente preferiu apadrinhar a candidatura do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), aliado do governador Tarcísio de Freitas e líder do governo estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que terminou o primeiro turno em terceiro lugar com 20,1% dos votos válidos.

Continua após a publicidade

Já a ala vermelha da política guarulhense viveu um “racha” entre Elói Pietá e o PT, partido que o ex-prefeito ajudou a fundar na década de 1980 e pelo qual governou a cidade entre 2001 e 2008. Pietá rompeu com os petistas depois que o deputado federal Alencar Santana (PT) foi escolhido para representar o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida municipal — o parlamentar, contudo, ficou com apenas 9,7% dos votos no primeiro turno.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 740 eleitores em Guarulhos entre os dias 7 e 10 de outubro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,7 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é SP-02647/2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.