PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ventos causam ondas no Guaíba e bairro de Porto Alegre é evacuado

Autoridades alertam para risco de cheia recorde do lago e reforçam casa de bombas com sacos de areia

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 16h56 - Publicado em 14 Maio 2024, 09h53

Diante da elevação do Lago Guaíba e do alto risco de inundações, a prefeitura de Porto Alegre deu início à evacuação do bairro Lami, na Zona Sul da capital gaúcha, nesta terça-feira, 14. A decisão foi motivada também pelos fortes ventos que atingem a região metropolitana da cidade, causando ondas que aumentam a chance de novos transbordamentos.

Por volta das 11h15, o nível do Guaíba encontrava-se em 5,22 metros e ao menos trinta pessoas já haviam sido retiradas do bairro pela Brigada Militar. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Defesa Civil alertam para o perigo de que o lago chegue à nova marca recorde de 5,5 metros ainda nesta terça.

A prefeitura de Porto Alegre informou, ainda, que a Usina do Gasômetro — ponto do Centro Histórico da capital onde é realizado o monitoramento do volume das águas — está sendo reforçada com barricadas de sacos de areia para prevenir que outras casas de bombas que mantêm o nível do Guaíba sejam sobrecarregadas.

Frio intenso e ventania

A frente fria que atravessa o Sul do Brasil continua a derrubar os termômetros por toda a região. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para profundo declínio das temperaturas, com quedas bruscas de mais de 5 ºC, por uma faixa que engloba mais de mil municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo o Inmet, existe possibilidade de geada nas regiões de fronteira entre Brasil e Uruguai. Na manhã de hoje, a previsão é deque as temperaturas cheguem a 3 ºC em municípios da campanha e da Serra Gaúcha. Para a próxima quarta-feira, 15, o instituto alerta que os termômetros podem cair às mínimas entre 0 ºC e 1 ºC durante a manhã, enquanto Porto Alegre deve registrar mínimas por volta de 8 ºC.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.