‘Vamos, sim, antecipar o processo eleitoral’, defende presidente do PT
Edinho Silva vê movimentação da direita e diz que 'está decretada a disputa política para que a gente reeleja o presidente Lula'
O presidente do PT, Edinho Silva, afirmou que a esquerda vai antecipar o período eleitoral em resposta aos grupos de extrema direita que atuam e defendem a ideologia fascista no país, apesar de a disputa presidencial ainda estar longe de começar. As declarações foram feitas durante plenária nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na última sexta-feira, 17.
“Nesse momento, se a direita, inclusive as forças que defendem a ideologia fascista no Brasil, quer a antecipação do processo eleitoral, nós vamos sim antecipar o processo eleitoral”, disse o ex-prefeito de Araraquara. “Esta decretada a disputa política para que a gente reeleja o presidente Lula, para que a gente disputa e eleja um Senado Federal que impeça a instabilidade política”, disse.
Neste momento, a direita e forças fascistas tentam antecipar o processo eleitoral.
Nós estamos prontos para a disputa, com o objetivo de reeleger o presidente Lula e fortalecer o Senado e a Câmara dos Deputados, garantindo estabilidade política e mais representatividade para o… pic.twitter.com/dl7vtK4iI9
— Edinho Silva (@edinhosilva) October 20, 2025
Edinho citou que há necessidade de fortalecer o quadro no Senado porque há uma pressão do ex-presidente Jair Bolsonaro para que se eleja o máximo de aliados na Casa para fazer pressão no Supremo Tribunal Federal (STF). Na eleição do ano que vem, 54 cadeiras estarão em disputa. É pelo Senado que se começa processo de impeachment de ministros da Corte — o que nunca ocorreu na história política brasileira. Lula já demonstrou preocupação com o movimento do maior rival dos últimos tempos e determinou que o PT se movimente no sentido de conseguir bons nomes para disputa no Legislativo.
Ainda segundo o presidente do PT, eleito recentemente, “este é o embate colocado para a esquerda no Brasil, e vamos, sim, disputar os rumos do país, defendendo a democracia, a justiça social e os direitos de todos os cidadãos”.
Fortaleza x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Banco de Nelson Wilians relatou ao Coaf ‘irritabilidade’ do advogado
Quando Bolsonaro deve ser preso para cumprir pena de mais de 27 anos
Flávio Bolsonaro se inclui na disputa pela candidatura à Presidência e divide ainda mais a direita
Ataque mais rápido do reino animal é registrado em câmera lenta; veja

