Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Tucano e bolsonarista empatam em disputa na ‘capital do oeste paranaense’

Corrida pela prefeitura de Cascavel é encabeçada pelo ex-prefeito Edgar Bueno (PSDB) e pelo vice-prefeito Renato Silva (PL)

Por Da Redação Atualizado em 26 jun 2024, 11h49 - Publicado em 25 jun 2024, 17h46

Na cidade de Cascavel, a quinta mais populosa do Paraná e principal município do Oeste do estado, o cenário eleitoral que se desenha é de uma disputa acirrada entre dois nomes de centro e direita para a prefeitura. As intenções de voto são lideradas pelo ex-prefeito Edgar Bueno (PSDB), com 30%, e pelo atual vice-prefeito, Renato Silva (PL), com 22,6%, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 25. Dentro da margem de erro da pesquisa, estipulada em 3,8 pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.

Na sequência, aparece o ex-deputado estadual Márcio Pacheco (PP), com 19,6%. Ele é seguido pela vereadora Liliam Faria (PT), com 6,6%; pelo economista Henrique Mecabô (Novo), com 3,7%; pelo empresário Fernando Mantovani (MDB), com 2,6%; e pelo ex-deputado estadual Coronel Lee (Agir).

Histórico

Bueno foi prefeito de Cascavel por três mandatos — o primeiro entre 2001 e 2004 e depois entre 2009 e 2016 — e deputado estadual por outras duas legislaturas. Recém-filiado ao PSDB, ele mantém relação de longa data com o ex-governador e colega partidário Beto Richa, tento atuado como secretário de Assuntos Estratégicos sob a gestão do cacique tucano.

Já Renato Silva tem um antigo histórico com o PSDB, chegando a presidir o diretório municipal tucano em 1997, mas já havia cortado a relação com o partido há mais de uma década. Antes de migrar para o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, em março deste ano, ele exerceu o mandato de vice-prefeito pelo Republicanos — o atual prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos), está no final de seu segundo mandato e não pode disputar a reeleição.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 680 eleitores em Cascavel entre os dias 19 e 24 de junho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.