Trump faz ‘Dia da Libertação’ para anunciar tarifaço contra vários países
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta quarta-feira, 2, uma nova rodada de tarifas comerciais para a importação de produtos. O anúncio foi chamado por ele de “Dia da Libertação” e deixou economias do mundo todo apreensivas.
O percentual para produtos brasileiros será de 10%. Para os chineses, a tarifa chegou a 34%. O republicano disse no seu discurso que está inaugurando uma “era de ouro” e prometeu fazer a América “grande novamente”, repetindo seu slogan de campanha.
O Brasil se prepara para reagir com o PL da Reciprocidade Econômica. O relator da proposta no Senado, Zequinha Marinho (Podemos-PA), disse em entrevista a VEJA que a ideia é permitir que o Brasil negocie com Trump “de igual para igual”.
Dados de uma nova pesquisa, divulgada pela Genial Quaest nesta quarta, reforçam o cenário de queda de popularidade do presidente Lula. Segundo dados do levantamento, o índice de desaprovação do atual governo disparou para 56% e tem crescido, principalmente, no nordeste. Nesse reduto eleitoral do PT, a desaprovação subiu de 37 para 46%.