Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Terra indígena no Pará vive tensão com a invasão de garimpeiros armados

Segundo a cacique Juma Xpaya, homens chegaram ao local com balsas e dragas para mineração e agrediram o seu pai; deputados pedem ação do governo e da PF

Por Da Redação 15 abr 2022, 11h14

Um grupo de garimpeiros armados invadiu a Terra Indígena Xipaya, no sudeste do Pará, na tarde de quinta-feira, 14, segundo relato feito pela cacique Juma Xipaya em vídeo postado nas redes sociais. Ela disse já ter feito a denúncia à Polícia Federal e pediu urgência em razão do risco de violência.

“Meu pai tentou filmar a ação dos garimpeiros, que já chegaram lá operando as dragas, mas foi agredido por oito homens armados que tentaram tomar o celular dele. A sorte foi que ele conseguiu sair e voltar para avisar as outras aldeias”, afirmou a cacique, uma das representantes dos povos indígenas na COP26, a cúpula mundial do clima convocada pela ONU em Glasgow em novembro do ano passado.

Ela afirmou que pediu ajuda a outros indígenas da região. “Líderes e guerreiros de outras tribos estão descendo para tentar o diálogo e pedir que eles saiam do nosso território. Estamos com muito medo que eles sejam recebidos de forma violenta, com armas”, disse.

Continua após a publicidade

De acordo com o seu relato, o grupo estaria com balsas, dragas e todo o equipamento necessário para instalar um garimpo ilegal na área, que é homologada como terra indígena desde 2012. Cerca de duzentos índios vivem no local.

A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), disse que a Frente Parlamentar de Defesa dos Povos Indígenas, que ela integra, recebeu a denúncia e a encaminhou aos órgãos de segurança pública. O alerta também foi enviado ao ministro da Justiça, Anderson Torres, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira. Segundo a TV Globo, cerca de vinte homens da Força Nacional de Segurança em Altamira, cidade próxima ao local, já estariam de prontidão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.