Tarcísio, Ratinho e Caiado: como vai cada governador na luta pelo Planalto
Levantamento sobre a sucessão presidencial foi divulgado nesta segunda-feira pelo Paraná Pesquisas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), continua sendo o gestor estadual com melhor desempenho na corrida ao Palácio do Planalto, segundo levantamento feito entre os dias 7 e 10 de janeiro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 13.
Além de Tarcísio, outros dois governadores de centro-direita são cotados como potenciais presidenciáveis em 2026, todos de oposição ao governo: Ratinho Junior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás). O Paraná Pesquisas sondou também o desempenho do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e inclusive é cogitado para ser seu candidato a vice.
Tarcísio só foi sondado em cenários sem Jair Bolsonaro, de quem foi ministro e de quem é aliado – o ex-presidente está hoje inelegível por decisão da Justiça, mas tenta reverter a situação no Supremo Tribunal Federal. O governador também é reticente com relação a disputar a eleição presidencial, já que ainda pode tentar a reeleição em São Paulo.
No primeiro cenário, Tarcísio tem 25,3% das intenções de voto, logo abaixo de Lula, que aparece com 35,2%. Depois, surgem ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 15,2%; Caiado, com 7,4%; e Helder, com 1,8% (veja abaixo).

Em outro cenário, sem Lula e contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador de São Paulo teria 26,6% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (23,7%) e só depois por Haddad (18,1%) – veja abaixo.

Já o governador Ronaldo Caiado, que já anunciou a sua disposição de ser candidato a presidente da República pela segunda vez – disputou em 1989 –, foi testado em nove cenários e seu desempenho variou de 4,7% das intenções de voto a 11,0%.
O seu melhor desempenho se dá numa disputa sem Bolsonaro e contra Lula, quando atinge 11,0%, ainda assim abaixo do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que alcança 15,9% nesse cenário (veja abaixo). Essa foi a única simulação com o nome do paranaense na disputa.

Os piores desempenhos de Caiado se dão quando ele tem Bolsonaro no páreo, com 4,7% e 5,4% (veja abaixo).

O governador do Pará, Helder Barbalho, também foi testado em nove cenários e, em todos, figurou na última posição, com percentuais que variaram de 1,2% das intenções de voto a 3,1%.
Lula x Bolsonaro
A pesquisa mostrou também que Lula e Bolsonaro travariam um duelo bastante equilibrado em uma eventual disputa ao Palácio do Planalto em 2026. O ex-presidente está hoje inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas tenta reverter a sua situação com recursos ao Supremo Tribunal Federal. Em dois cenários de primeiro turno, ambos estão empatados tecnicamente — veja a matéria completa aqui.
Já nos cenários de segundo turno projetados pelo Paraná Pesquisas, Lula teria dificuldade não só contra Bolsonaro, mas contra outros adversários do campo bolsonarista, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — veja matéria completa aqui.
A pesquisa foi feita com 2.018 eleitores em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.