Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sudeste está em alerta vermelho para chuvas, inundações e deslizamentos

Previsão abrange todo o estado do Rio de Janeiro e regiões próximas em Minas Gerais, São Paulo e Espirito Santo

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 Maio 2024, 11h08 - Publicado em 22 mar 2024, 09h29

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira, 22, um alerta vermelho para chuvas intensas em boa parte da região Sudeste. A área de risco engloba todo o estado do Rio de Janeiro e as zonas próximas às divisas fluminenses com Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, e a previsão de perigo se estende até o próximo domingo, 24.

Ao todo, mais de 400 municípios nestas áreas podem sofrer com volume de chuvas acima de 60 milímetros por hora e ventos mais forte que 100 quilômetros por hora. Segundo o Inmet, há grande risco de “danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”.

Os estados do Sudeste, em especial o Rio de Janeiro, também devem sofrer com alagamentos, inundações de córregos, enxurradas, deslizamentos de terra generalizados e quedas de barreira no entorno de rodovias. A previsão de riscos hidrológicos e geológicos na região é considerada “muito alta” pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em Minas Gerais, as áreas de alerta mais grave são a Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul, enquanto os riscos em São Paulo estão concentrados no Vale do Paraíba e no Litoral Norte. Já no Espírito Santo, as zonas Sul e Central do estado serão as mais afetadas pelas tempestades neste final de semana.

Mapa da área de risco para chuvas intensas no Sudeste
Mapa da área de risco para chuvas intensas no Sudeste (Inmet/Reprodução)
Continua após a publicidade

Ponto facultativo e alerta

Em razão da previsão de fortes temporais, o governo do Rio de Janeiro e a prefeitura da capital fluminense decretaram ponto facultativo para os trabalhadores nesta sexta-feira. Durante coletiva de imprensa em conjunto, o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) pediram à população que “aquilo que não for essencial não deve ser feito” fora de casa e que evitem áreas de risco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.