Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sucessor de Lula, petista está muito atrás de nome do PL em cidade do ABC

Levantamento sobre a eleição municipal em São Caetano do Sul foi divulgado nesta terça pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 30 jul 2024, 11h27

O vereador Tite Campanella (PL) lidera a corrida pela prefeitura de São Caetano do Sul, uma das cidades que compõem a região do ABC paulista, segundo levantamento feito entre os dias 26 e 29 de julho pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 30.

Segundo a pesquisa, Campanella, que é filho do ex-prefeito Anacleto Campanella, tem 45,0% das intenções de voto, seguido pelo ex-vereador Fabio Palacio (Podemos), que tem 28,3%. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, aparece o candidato do PSOL, Professor Rafinha, com 7,6%. Depois, surge o ex-sindicalista e ex-deputado federal Jair Meneguelli (PT), o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 7,6%.

Entre os entrevistados, 9,2% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,2% afirmaram que não sabem ou não responderam. Foram ouvidos 660 eleitores na cidade.

São Caetano do Sul
O então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Jair Meneguelli, hoje candidato a prefeito em São Caetano do Sul: muito atrás de Tite Campanella (PL) (Memorial da Democracia/Reprodução)

Sucessor de Lula

A região do ABC é considerada prioritária por Lula, que despontou politicamente na região no final dos anos 1970 ao liderar greves históricas de metalúrgicos que desafiaram a ditadura.

Então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula foi sucedido exatamente por Meneguelli em 1981 – o hoje candidato a prefeito também presidiu a CUT (Central Única dos Trabalhadores) por mais de dez anos (1983 a 1994) e tornou-se um dos nomes mais conhecidos do sindicalismo brasileiro.

“Cinturão vermelho”

O PT tenta na eleição deste ano recuperar a hegemonia que já teve nas cidades da Grande São Paulo durante meados dos anos 2000, logo depois de Lula ter chegado à Presidência da República pela primeira vez. A região ficou conhecida como “cinturão vermelho” em alusão ao domínio petista no entorno da capital paulista.

Hoje, o partido comanda duas cidades no ABC – Diadema, com José de Filippi Júnior, e Mauá, com Marcelo Oliveira – e tenta a reeleição em ambas. O partido ainda investe nas candidaturas de Luiz Fernando Teixeira (São Bernardo do Campo), Bete Siraque (Santo André) e Meneguelli (São Caetano do Sul).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.