‘Siga contando comigo’, diz Tarcísio a Bolsonaro após decisão do STF
Em mensagem de apoio ao ex-presidente no dia em que ele se tornou réu por golpe de estado, governador diz que ele é a 'principal liderança política do país'

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou, nesta quarta-feira, 26, mensagem de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que se tornou réu por decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de estado e outros quatro crimes relacionados. “Siga contando comigo e com os milhões de brasileiros que estão ao seu lado”, afirmou, em postagem no X.
“Jair Bolsonaro é a principal liderança política do Brasil, e assim seguirá”, afirmou Tarcísio. “Sabemos que esse não é o primeiro e não será o último desafio a ser enfrentado, mas sabemos também que a verdade prevalecerá e sua inocência será comprovada. Estou certo de que Bolsonaro conduzirá esse processo com a coragem que sempre motivou todos ao seu redor”, disse.
Nesta quarta, a Primeira Turma do STF decidiu pela aceitação da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro e outros sete denunciados de formar a cúpula do que a PGR chama de organização criminosa armada formada para dar um golpe de estado no país. Com a decisão, é aberta uma ação penal e os denunciados viram réus.
Apontado como alternativa a Bolsonaro, que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o campo bolsonarista na eleição presidencial de 2026, Tarcísio tem intensificado as aparições ao lado do ex-presidente nas últimas semanas. Ele esteve no ato convocado por Bolsonaro na praia de Copacabana, no Rio, no dia 16, e acompanhou o ex-presidente em uma longa entrevista que o aliado concedeu na véspera da análise da admissibilidade da denúncia pelo Supremo.
Embora esteja se movimentando politicamente, o governador tem dito que não pretende concorrer à presidência em 2026. Tarcísio está no primeiro mandato no cargo e tem afirmado que seu plano é tentar a reeleição.