PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senado chama Camilo Santana para falar sobre ‘dança erótica’ na UFMA

Comissão de Educação aprovou nesta terça requerimento para audiência como forma de averiguar 'desrespeito a valores familiares' em dança feita por travesti

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 out 2024, 15h46

O ministro da Educação Camilo Santana será convidado nos próximos dias a depor na Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal para dar esclarecimentos ao colegiado sobre a “dança erótica” performada pela historiadora e travesti Tertuliana Lustosa durante um evento acadêmico na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O convite foi aprovado nesta terça-feira, 29, pelo colegiado. O requerimento para ouvir o ministro partiu do senador Dr. Hiran (PP-RN). Além da oitiva do ministro para “prestar esclarecimentos”, também foi aprovada a convocação do reitor da UFMA.

O episódio aconteceu no dia 17 de outubro, durante o seminário “Dissidências de gênero e sexualidades”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política da UFMA. Lustosa, uma das convidadas da mesa redonda, cantou e dançou uma música chamada “educando com o **”. De acordo com o requerimento feito pelo senador, a performance feita por ela enquanto entoava a canção “incluiu a exposição de partes íntimas” e pode ter “violado normas constitucionais e educacionais, bem como desrespeitado valores sociais e familiares”.

A própria historiadora chegou a compartilhar o vídeo da dança nas suas redes sociais. O registro viralizou em todo o país e provocou, principalmente, a indignação de conservadores. O requerimento aprovado nesta terça pela Comissão de Educação do Senado — inclusive com o aval de parlamentares petistas, como a senadora Teresa Leitão (PT-PE) — argumenta que o depoimento de Camilo Santana e do reitor da UFMA são medidas que visam “assegurar o cumprimento das normas constitucionais e legais que regem a educação no Brasil, protegendo a moralidade e os valores éticos que devem guiar as instituições públicas de ensino”.

Após a grande repercussão do episódio, a UFMA disse que ia abrir uma sindicância interna para apurar a responsabilidade pelo evento e pediu ao Ministério Público Federal a abertura de inquérito para investigar eventuais crimes cometidos no caso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.